©APCL IRS

APCL cria equipa de contabilidade de pessoas com paralisia cerebral para ajudar a fazer o IRS

por • 6 Abril, 2020 • SolidariedadeComentários fechados em APCL cria equipa de contabilidade de pessoas com paralisia cerebral para ajudar a fazer o IRS471

Numa altura em que o tema ‘coronavírus’ domina a agenda mediática e a vida de muitos portugueses, algumas iniciativas importantes podem passar despercebidas. Esta, da APCL, podia ser uma delas.

O Estado de Emergência e o isolamento social dominam, actualmente, a vida de todos os portugueses, mas também é importante dar atenção a outros temas igualmente importantes – um deles é a solidariedade.

Desta vez, isto acontece de mãos dadas com outro assunto que também não convém esquecer: a entrega anual do IRS, cujo prazo se estende até ao final de Junho. E, se ainda não teve oportunidade, ou ainda não se lembrou de fazer isso, há uma causa que pode ajudar.

Ao consignar o IRS não paga mais ou recebe menos IRS

A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APLC) criou uma equipa de contabilistas com esta condição para ajudar com a entrega do IRS. Este serviço é gratuito e tem apenas uma condição: a consignação de 0,5% do valor ao projecto Preenchido Pela Paralisia.

Em 2019, apenas 30% fez a consignação do IRS, lembra a APCL, uma opção que permite aos contribuintes doar «uma parte do imposto a favor do Estado a uma entidade de cariz social, ambiental ou cultural». Isto não tem consequências “práticas” para a nossa carteira: «É importante reter que num cenário de reembolso o contribuinte não recebe menos, e num cenário de imposto adicional não paga mais», diz a associação.

Projecto é acompanhado por contabilista certificado

Para usar o serviço de entrega do IRS do projecto Preenchido Pela Paralisia basta contactar a APCL. O processo é «sempre acompanhado e supervisionado por um contabilista certificado» e todos os membros da equipa «foram devidamente formados», assegura a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

Quem não quiser (ou precisar) de recorrer a esta equipa da APCL para entregar o IRS pode, ainda assim, ajudar a instituição: basta preencher o quadro 11 da declaração com o NIF 506 610 624.