Chama-se Clevermee e foi criada por professores e técnicos portugueses. Esta é a «primeira plataforma de Matemática» do género que usa «inteligência artificial», com o objectivo de «personalizar o ensino».
A Clevermee pode muito bem ser uma nova forma de afastar o “fantasma” das contas, problemas e equações que tantas dores de cabeça dá aos alunos: «Gostar de Matemática é mais fácil quando todo o curso se adapta em tempo real ao que mantêm os alunos interessados e a aprender ao ser ritmo», diz Mário Coelho, CEO da Clevermee.
Esta plataforma foi criada com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), da Nova SBE e da Santa Casa de Lisboa. Mário Coelho lembra ainda que, além destas entidades, houve ainda a «mentoria de muita gente» ligada ao ensino e a esta disciplina.
IA faz com que alunos «aprendam mais rápido»
Na Clevermee é usada inteligência artificial que «identifica continuamente as combinações de aulas e exercícios que levam mais alunos a aprender mais rápido», explica Mário Coelho.
Depois, a Clevermee «favorece esses caminhos ao mesmo tempo que substitui materiais que não funcionem» – esta «constante avaliação e substituição garante que quantos mais alunos usem a plataforma mais rápida será a aprendizagem para todos».
Antes de ser lançada, a Clevermee esteve em testes com «25 turmas», com o apoio das Câmaras de Oeiras, Cascais e Amadora. «Nesse teste vimos uma melhoria de notas entre 5 e 40%», garante Mário Coelho.
Primeiras mil inscrições têm acesso gratuito ao 1.º módulo
Neste momento, a Clevermee está a participar numa ronda de investimento com «alguns business angels» e o objectivo é ter um «currículo de Matemática do 4º ano pronto para Setembro».
Para já, a Clevermee tem «mais de cem subscrições» de encarregados de educação que podem começar a usar a plataforma assim que ficar disponível. A inscrição pode ser feita no site da Clevermee e os primeiros mil têm acesso grátis ao primeiro módulo desta plataforma.