Sugestão de fim-de-semana: faça uma visita virtual às galerias romanas da Rua da Prata, em Lisboa

Galerias Romanas Lisboa ©imARCH
Galerias Romanas Lisboa ©imARCH

É mais uma atracção nacional a ficar disponível para uma visita online, como tem acontecido com alguns museus e monumentos. Já podemos passear nas galerias romanas da Rua da Prata, sem sair de casa.

As galerias romanas, situadas sob a Rua da Prata, em Lisboa, são uma das mais procuradas atracções turísticas da cidade, tanto por portugueses, como estrangeiros.

Estas galerias, com mais de dois mil anos, foram mantidas debaixo de água, o que se tem revelado essencial para a sua preservação; a sua descoberta foi feita em 1770, durante as obras da construção de um edifício.

Todos os anos, as galerias romanas abrem a 17 de Abril

Todos os anos, a água das galerias é drenada sempre para que abram ao público e possam ser visitadas, sempre no mesmo dia: é hoje, 17 de Abril, Dia dos Monumentos e Sítios Arqueológicos; contudo, este ano, por causa do surto do novo Coronavírus, as visitas acontecem de uma forma alternativa.

Como tem acontecido com vários museus e monumentos, em Portugal e no Mundo, também as galerias romanas da Rua da Prata estão disponíveis online. O Museu de Lisboa, decidiu criar uma maneira para que as mesmas possam ser visitadas virtualmente

Visita as galerias romanas e demore o tempo que quiser

Esta visita, criada em parceria com a imARCH, permite visitar as galerias através de uma página Web, com a vantagem de poder demorar o tempo que quiser, algo impossível numa visita física, já que existe uma limitação de três mil visitantes por dia.

Além das imagens tridimensionais recriadas na página, é possível encontrar explicações detalhadas em vários pontos do percurso, tanto em português como em inglês.

Este artigo foi originalmente publicado na PCGuia.

Antigo editor e chefe de redacção da revista PCGuia, uma publicação com mais de vinte anos no mercado das tecnologias. Apesar da mudança de vida, continua a ser um apaixonado por tudo o que seja tecnológico, ficção científica, quatro rodas e viagens.