As provas de vinho são momentos muito difíceis de replicar online, mas a actual situação de quarentena e isolamento vivida em Portugal fez nascer várias iniciativas do género. A nova vida do vinho nasce na Internet.
Se já fez uma prova de vinhos, sabe que há rituais complicados de replicar à distância – desde logo, o facto de todos estarem a provar as mesmas referências, além da troca de experiências presencial que é sempre mais rica. Nos workshops, a situação é idêntica.
No actual contexto de pandemia provocada pelo Coronavírus, que acabou por mandar o País para casa, para cumprir um isolamento social ou quarentena, em alguns casos, começaram a surgir várias iniciativas que o Instagram para fazer directos ou publicar vídeos sobre vinhos.
Wine Hour At Home: um copo de vinho ao fim do dia
Uma das primeiras acções do género a aparecer foi o Wine Hour At Home, um projecto do wine advisor Cláudio Martins e do sommelier Rodolfo Tristão. O objectivo é «reunir todos os portugueses virtualmente para um copo ao fim do dia» com um directo de uma prova comentada no Instagram.
O Wine Hour At Home começou dia 20 de Março e vai andar pelo Instagram até 3 de Abril. Esta semana os destaques são os vinhos das produtoras Terroir Al Limit (25 de Março) e da Herdade do Rocim (dia 27), sempre às 18 horas.
Provas em Casa: workshops três vezes por semana em directo
As provas continuam a ser as protagonistas no Instagram, desta vez com o dedinho da Aveleda, e conduzidas por Francisca van Zeller, gestora de relações públicas da marca. Este formato adopta um formato de workshop para «descomplicar a linguagem do vinho».
Estes workshops chamados ‘Provas em Casa’ acontecem todas as Segundas, Quartas e Sextas pelas 19 horas, aqui. Entre os temas a abordar estão os estilos de vinho e as características das diferentes castas, assuntos mais que habituais neste tipo de acção.
Vinho, pão, cerveja e azeite: a receita do Esporão
Outra iniciativa do género tem a autoria do Esporão, que não se fica apenas pelos vinhos – a produtora alentejana junta-lhe gastronomia, azeite e cerveja artesanal e chama vários especialistas para ajudar a perceber melhor cada um estes mundos.
Estes workshops/provas online têm trinta minutos e começam sempre pelas 21 horas na página de Instagram do Esporão – o primeiro é dia 27 de Março, com os vinhos da Quinta dos Murças.
No Domingo de Páscoa (12 de Abril) há um momento especial: a oficina ‘Azeite para Crianças’; no dia 30 de Março, o chef Carlos de Albuquerque ensina a fazer pão e a 9 de Abril dá dicas para termos desperdício zero na cozinha.