A Herdade não conseguiu ficar na short-list dos dez filmes estrangeiros nomeados para o Óscar, mas há outra obra nacional que pode, pela primeira vez, ganhar a estatueta dourada.
No princípio de Setembro, a Academia Portuguesa de Cinema anunciava a indicação de A Herdade para os prémios de Hollywood, mas ainda não é desta que vamos ver um filme português a ganhar um Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.
A Herdade acabou por não conseguir entrar na lista final dos dez nomeados para esta categoria, mas Portugal ainda tem uma esperança de ver um filme trazer o galardão para casa.
Filme de Regina Pessoa é uma homenagem ao seu tio Tomás
É a curta de animação Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias, realizado por Regina Pessoa e produzido por Abi Feijó, que pode fazer com que isto aconteça, já que está na short-list dos dez nomeados para Melhor Curta-Metragem de Animação.
Uncle Thomas: Accounting for the Days (como aparece na lista dos nomeados finais dos Óscares 2020) tem agora de convencer os júri e passar para a lista de cinco filmes finais que pode pode, efectivamente, ganhar a estatueta dourada.
Este filme de animação de treze minutos é uma homenagem de Regina Pessoa ao seu tio Tomás, a partir das «memórias afectivas e visuais» da sua infância: «Com este filme, gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida», diz a realizadora.