A Pele do Futuro. Gal Costa está de volta a Portugal para dar três concertos em Lisboa, Porto e Faro

Gal Costa A Pele do Futuro Portugal ©Marcos Hermes
Gal Costa A Pele do Futuro Portugal ©Marcos Hermes

Quase um ano depois de ter apresentado o seu novo álbum com concertos na Casa da Música e no Coliseu dos Recreio, Gal Costa regressa a Portugal para três concertos na Primavera de 2020.

Apesar de ter sido lançado em Setembro de 2018, o álbum A Pele do Futuro, que reúne vários êxitos da carreira de Gal Costa, ainda é motivo, dois anos depois, para uma digressão da cantora brasileira em Portugal.

Em Janeiro deste ano, Gal Costa já tinha dado dois concertos em Lisboa (Coliseu) e Porto (Casa da Música) e em 2020 está de volta às duas cidades, mas com uma nova na “manga”: Faro. Enquanto na Invicta, se mantém a Casa da Música como palco da actuação, em Lisboa a sala escolhida será o Tivoli; em Faro, a cantora actua no Teatro das Figuras.

Emicida, Silva e Marília Mendonça participam em A Pele do Futuro

A Pele do Futuro é um nome que vai buscar inspiração a uma música que Gilberto Gil compôs para Gal Costa, Viagem Passageira: «A casca da ferida se formando / A cicatriz na pele do futuro / A pele do futuro finalmente / Imune ao corte, à lâmina do tempo».

Gal Costa escolheu este nome como uma forma de revolta: «É contra os tempos obscuros que estamos vivendo, de guerra, em que se barram pessoas nas fronteiras». Além deste tema de Gilberto Gil, A Pele do Futuro conta com músicas de Jorge Mautner, Djavan, Erasmo Carlos e Guilherme Arantes; Marília Mendonça, Emicida e Silva também participam neste álbum que pode ouvir na íntegra, no Spotify.

Os concertos de 2020 de Gal Costa em Portugal foram pensados em «três actos», explica a produtora Yellow Noises: «O primeiro tem canções escritas no período do golpe militar (décadas de 1960 e 1970), o segundo traz canções de amor e desamor e o terceiro desenvolve-se em busca de temas dançantes».

Bilhetes à venda apenas para o concerto de Gal Costa em Lisboa

Gal Costa começa com um concerto no Porto, dia 7 de Abril às 22 horas, na Casa da Música; depois, a cantora segue para Faro, onde sobre ao palco do Teatro das Figuras a 9 de Abril às 21:30. A despedida desta mini-digressão por Portugal acontece em Lisboa, a 11 de Abril, no Tivoli, também às 21:30.

Para já, os bilhetes estão apenas à venda para o concerto em Lisboa, onde o peço é, em simultâneo, o mais caro e o mais barato: 30 e 80 euros. Em Faro os preços serão de 45 e 55 euros e, no Porto, vão ficar entre os 40 e os 70 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].