A app ainda não tem nome, mas está a ser desenvolvida por um estudante norte-americano. A ideia é usar uma interface de música que recupera o Cover Flow do iOS original e a Click Wheel dos primeiros iPod.
Ainda se lembra de como era a aplicação de música original que vinha nos primeiros iPhone e iPod Touch? Na altura podíamos usar os dedos para percorrer a nossa playlist, que se apresentava sob forma de capas de CD. O conceito chamava-se Cover Flow.
É este visual e forma de interacção que Elvin Hu, um estudante dos EUA, recriou numa app que ainda está a desenvolver, mas cujo preview já foi partilhado pelo mesmo no Twitter.
Se a Apple autorizar, a app chega no final de Dezembro
A sua app, ainda sem nome, recupera ainda, de forma digital, a Click Wheel dos iPod, um grande botão que era sensível ao toque e que permitia também navegar pela lista de música, além de ter os controlos de play/pause e avançar/retroceder nas playlists.
Elvin Hu decidiu criar esta app quando começou a fazer um trabalho escolar sobre o desenvolvimento e evolução do iPod, um gadget de que o estudante é fã: «Desde criança que gosto dos produtos da Apple. Os meus pais não me podiam comprar um iPhone e, então, eu desenhava o ecrã com as apps nas tampas das caixas dos Ferrero Rocher. Foi isto que me influenciou a escolher uma carreira de designer».
Making an iOS music app that looks like Cover Flow in #SwiftUI… pic.twitter.com/29Nfil70I3
— Elvin 🏳️🌈 (@elvin_not_11) November 9, 2019
A app que recria o Cover Flow e a Click Wheel deverá estar pronta no final do ano e Elvin Hu diz que vai submetê-la para aprovação da App Store, mas duvida que a Apple autorize a “brincadeira”: «Há questões de patentes e design protegidos por direitos de autor… eles têm razões legítimas para não autorizar a minha app».
Caso isto venha mesmo a acontecer, Elvin Hu promete disponibilizar a app como um projecto de código aberto (open source), o que vai possibilitar o acesso a qualquer pessoa, de forma gratuita.