Na Burger King, a novidade é o Rebel Whooper. A Telepizza passa a ter mozzarella feita a partir de milho, água é óleo de côco. A moda dos ingredientes vegetarianos chegou às duas cadeias de fastfood em Portugal.
Se a carne e os alimentos de origem animal são considerados como más opções pelos adeptos das dietas vegetariana ou estilo de vida vegan porque se insiste em as suas consistências, sabores e texturas às alternativas ‘plant-based’?
Esta é uma pergunta que parece ficar sem resposta, mas há sempre os clichés que se juntam aos textos das marcas para dar a entender que estas opções são mais indicadas para o consumo: «Mais do que uma tendência, é já uma exigência do mercado, seja por motivos de saúde, éticos ou ambientais», diz João André, director de marketing da Telepizza.
Cadeias de fast-food com preocupações ambientais e, sobretudo, de saúde? Já sabemos que isto, recentemente, deu mau resultado para o lado da Kellog’s. A resposta é, invariavelmente, afastar carne e produtos de origem animal da equação, com o objectivo de dar um aspecto mais “saudável” ao menu.
Foi isto que a Burger King já tinha mostrado com o Impossible Buger, nos EUA, e que agora chega à Europa vindo de outro fornecedor e com outro nome: o Rebel Whooper, criado em parceria com a holandesa The Vegetarian Butcher. E, digamos que é preciso muita… “barriga” para digerir isto tudo.
Se não, veja-se: o “queijo” vegetal da Telepizza (feito pela Violife) é feito com água, óleo de côco, amido, amido modificado (modified starch), sal marinho, sabor de mozzarella (?) e extracto de azeitona. A cor é dada pelo betacaroteno (um pigmento que pode ser encontrado em cenouras e mangas, por exemplo) e pela vitamina B12.
Falso queijo mozzarella da Telepizza não tem proteínas
Uma das grandes bandeiras da dieta vegetariana é a de conseguir obter proteína sem consumir carne – ora, no caso deste “queijo”, isso não vai ser possível, uma vez que esta falsa mozzarella tem 0 gramas. Aliás, a informação nutricional é bastante esclarecedora: basicamente este queijo é gordura saturada e hidratos de carbono (uma mozzarella tradicional tem, em média, 15 gramas de proteína por cada 100).
Do falso queijo para a falsa carne: a outra novidade vegetal no fast-food vem do Burger King e chega a Portugal depois de estar em testes nos EUA e na Suécia. A partir de agora é possível pedir um hambúrguer sem carne, feito totalmente à base de plantas – o Rebel Whopper.
Esta marca já tinha lançado o Impossible Whooper, também nos Estados Unidos, e em Abril, quando falámos disso no TRENDY contactámos a marca para saber se esta opção poderia chegar a Portugal. Na altura foi-nos dito que não havia planos para fazer isso, mas agora a realidade é outra.
Rebel Whooper: um “hambúrguer” vegetal feito à base de soja
Apesar de não ser o Impossible Burger em concreto, o produto é muito semelhante. Feito pela marca holandesa The Vegetarian Butcher, este hambúrguer (que se chama, na verdade, mc2NoBeef) chega ao mesmo tempo a 25 países e é feito à base de soja (77%), óleo de girassol, cebola, especiarias e mais uma série de ingredientes mais ou menos esclarecedores que lhe dão a consistência da carne. Ao contrário do queijo da Telepizza, este hambúrguer consegue ter proteína: 18 gramas por cada 100.
Ambas as opções já estão disponíveis nos restaurantes: no caso da Burger King, o Rebel Whooper vem apenas numa versão, com tomate, alface, maionese, ketchup, pickles crocantes, cebola e pão com sementes. Já na Telepizza, o queijo “tipo” mozzarella é apenas um ingrediente que pode ser incluído num pedido comum.