O Facebook desenvolveu um bot de InteligĂȘncia Artificial para jogar poker com seres humanos. Mas quem ganhou?

IA bot
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A inteligĂȘncia artificial nĂŁo Ă© uma prĂĄtica que pertence ao futuro. A tecnologia tem vindo a ser explorada por grandes empresas do sector, e vĂĄrios gigantes digitais, como a Google ou o Facebook, nĂŁo perderam tempo para aderir Ă  nova tendĂȘncia.

A inteligĂȘncia artificial, ou IA, jĂĄ se encontra mesmo aplicada em muitos dos produtos que encontramos no mercado – ainda que a nĂ­veis relativamente rudimentares. É o que acontece, por exemplo, com o novo carro da Mercedes.

Depois do xadrez… o poker

Um dos primeiros e mais populares bots de inteligĂȘncia artificial foi o Deep Blue, um computador desenvolvido pela IBM que em 1997 derrotou o campeĂŁo de xadrez russo Garry Kasparov.

Foram precisas trĂȘs tentativas para que os cientistas da IBM fossem capazes de desenvolver um sistema suficientemente inteligente para derrotar uma das melhores mentes da modalidade como Kasparov; mas o feito, que hoje celebra mais de 20 anos, foi apenas um dos primeiros de entre os muitos que estĂŁo reservados para o maravilhoso potencial das tecnologias de IA.

Mas pode um computador – ou bot – ser bem-sucedido num jogo como o poker? Afinal, se o xadrez se cinge a um tabuleiro limitado com peças que se movem sempre da mesma maneira (bem como a um nĂșmero finito de combinaçÔes), por outro lado o poker parece apresentar na sua essĂȘncia demasiadas hipĂłteses e liberdade de jogo para que esteja ao alcance de uma mĂĄquina. SerĂĄ um bot capaz de ler os seus oponentes, fazer bluff, mentir, ser reservado e manipulador no seu estilo de jogo?

Nasce o Pluribus

NĂŁo, nĂŁo Ă© uma referĂȘncia ao Sport Lisboa e Benfica. É, isso sim, o nome escolhido para designar o bot de inteligĂȘncia artificial que o Facebook AI Lab (LaboratĂłrio de InteligĂȘncia Artificial do Facebook) criou em colaboração com a Universidade de Carnegie Mellon do estado da PensilvĂąnia, nos Estados Unidos.

O objectivo? Vencer qualquer ser humano ou computador rival no poker.
O Pluribus, no entanto, nem sequer Ă© o primeiro bot desenvolvido nesta parceria. Ele conta com um “irmĂŁo mais velho”, baptizado de Libratus, que jĂĄ tinha sido capaz de vencer 4 jogadores profissionais de poker durante encontros realizados em Janeiro de 2017.

Mas o Libratus tinha a vida facilitada: ele era sempre testado em jogos de 1 contra 1, em que as probabilidades desempenham um papel fundamental e onde Ă© expectĂĄvel que uma mĂĄquina seja capaz de obter sucesso. Mas o Pluribus, como descendente de um vencedor, foi criado com uma missĂŁo bem mais complicada: vencer 5 jogadores profissionais de poker… em simultĂąneo.

A complexa noção de dinùmicas colectivas de jogo
Qualquer jogador de poker sabe que, quantos mais adversårios na mesa, mais difícil vai ser conseguir arrecadar uma vitória. E isto não acontece por acaso: num jogo de 6 jogadores torna-se muito mais complicado ler as próprias probabilidades, prever as acçÔes de cada um dos oponentes, e confiar com segurança na qualidade das suas combinaçÔes.

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Mas afinal… quem ganhou?

Um dos aspectos mais extraordinĂĄrios acerca da inteligĂȘncia artificial Ă© que as pessoas ainda duvidam frequentemente das suas capacidades. Se as suas expectativas o levavam a apostar nos jogadores profissionais de poker, entĂŁo saiba que, uma vez mais, a IA levou a melhor sobre o homo sapiens.

Os resultados expostos pelo Facebook IA Lab e pela Universidade de Carnegie Mellon sĂŁo conclusivos: o Pluribus jogou cerca de 10,000 mĂŁos de poker contra 12 profissionais distintos no espaço de 12 dias. O talentoso bot arrecadou, em mĂ©dia, um lucro de $5 por mĂŁo, obtendo uma mĂ©dia de lucros de $1,000 por hora; os investigadores consideraram que estes nĂșmeros apresentavam uma “significativa margem de vitĂłria”.

O notĂĄvel Pluribus nĂŁo sĂł estĂĄ programado com todos os truques, previsĂ”es e probabilidades que sĂŁo usados pelos jogadores profissionais e entusiastas humanos, como foi mais longe e desenvolveu as suas prĂłprias estratĂ©gias. Os bots de inteligĂȘncia artificial, como qualquer ser vivo, sĂŁo capazes de aprender e retirar qualquer conclusĂŁo de qualquer experiĂȘncia na qual estejam envolvidos.

O Pluribus muniu-se precisamente desta capacidade para dominar os timings associados a momentos-chave do jogo. Se joga poker, vocĂȘ jĂĄ sabe o quĂŁo fundamental para o sucesso no jogo Ă© o sentido de oportunidade.

O Pluribus também faz bluff!
Naturalmente, esta autĂȘntica mĂĄquina do poker que vence qualquer ser humano Ă© capaz de fazer bluff! A ideia de um computador capaz de “mentir” (ou pelo menos ocultar a verdade) parece anti-natural, mas aplica-se na perfeição ao Pluribus, cuja excelente capacidade de bluff foi mesmo registada em vĂ­deo.

Num momento em que a InteligĂȘncia Artificial se confirma cada vez mais como a tendĂȘncia tecnolĂłgica da prĂłxima dĂ©cada, os jogadores de poker terĂŁo que aumentar a parada se algum dia desejarem vencer um adversĂĄrio como o Pluribus.

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