«Uma casa com um balão de ar quente no lugar do telhado? Um carro com longas pernas para saltar por cima do trânsito?». Mais real é uma prótese de um braço feita em LEGO; mas com a campanha Rebuild The World, tudo é possível.
Arranca esta semana a nova campanha mundial da LEGO, cujo objectivo é «inspirar as crianças a reinterpretar o Mundo de forma criativa». A Rebuild The World quer fazer despertar novas ideias para resolver problemas comuns do dia-a-dia e, quem sabe, encontrar uma solução prática e real para uma situação em concreto.
O principal exemplo é o de David Aguilar (foto em baixo), um jovem andorrenho de 19 anos que nasceu com um braço deformado e que «reconstruiu o seu Mundo», criando várias próteses com peças LEGO. O estudante de bio-engenharia na Universitat Internacional de Catalunya (Barcelona) quer fazer o futuro disto: o seu sonho é criar próteses com preços mais acessíveis.
Já o designer e inventor britânico Dominic Wilcox, que vai ser o mentor de uma
série de workshops com a temática da campanha (Rebuild The World), vai mais longe e, com alguma fantasia à mistura, dá mais exemplos do que pode acontecer quando se usa a criatividade para resolver problemas do quotidiano.
«Quem sabe o que pode surgir… uma casa com um balão de ar quente no lugar do telhado? Um carro com longas pernas para saltar por cima do trânsito? Ninguém interpreta o Mundo como as crianças e estamos ansiosos para ver que tipo de resultados podemos obter», diz Dominic Wilcox.
Com esta campanha, que desafia a ‘reconstruir o Mundo’, a LEGO reforça a sua aposta numa ideia: a de que «todas as crianças nascem com diversas qualidades criativas para a resolução de problemas». Contudo, essa criatividade precisa de ser despertada «desde cedo» para que se possa «transformar numa capacidade para toda a vida».
Aliás, lembra a LEGO, o Fórum Económico Mundial «coloca a resolução criativa de problemas numa das três principais características que o mercado laboral vai requisitar a partir de 2020». Segundo a empresa, «brincar com a imaginação ajuda as crianças a aprender a inovar, a resolver problemas e a desenvolver o pensamento crítico ao longo das suas vidas».
Esta é mesmo a «mais ambiciosa campanha global da história da marca» e reúne vários representantes de diversos campos criativos: outro dos grandes embaixadores da campanha Rebuild the World é o cantor Mark Ronson.
A LEGO desafia ainda qualquer pessoa a mostrar as suas soluções criativas em LEGO nas redes sociais com a hashtag #RebuildTheWorld ou na app LEGO Life disponível para iOS e Android.