Book in Loop: nesta livraria online há descontos de 55% em manuais escolares usados

Manuais escolares Book in Loop
Manuais escolares Book in Loop

A época escolar de 2019/2020 fica marcada pela entrada em vigor dos 2,5 milhões vouchers que vão permitir o acesso gratuito aos manuais escolares. Para quem fica fora deste programa, há descontos na Book in Loop.

«Finalmente». É este a palavra que saiu da boca de muitos pais que, este ano, não vão ter de gastar parte do orçamento familiar em livros escolares. Pela primeira vez, Estado pôs em marcha um programa de manuais gratuitos com base em vouchers que podem ser pedidos na platafroma MEGA.

Aqui é preciso que os encarregados de educação façam um registo com email e nome completo, sendo depois necessário associar os alunos (filhos em idade escolar, que frequentem o ensino público obrigatório) através dos dados de acesso do Portal de Finanças de cada um.

Neste momento, que pediu os vouchers já pode dirigir-se a uma livraria aderente do programa MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) e levantar os livros de forma gratuita – o Estado já emitiu 2,5 milhões de vouchers.

Contudo, há 200 mil família que ficaram fora do MEGA por não reunirem os critérios do Estado para ter acesso a manuais escolares gratuitos – principalmente rendimentos elevados do agregado familiar.

Mas, mesmo para estas famílias, há possibilidade de comprar livros para a escola a preços mais baixos. A alternativa pode estar na Book in Loop, uma livraria online que está a vender manuais com descontos de 55%, mais de metade do PVP original.

Estes livros escolares são usados e já há alguns milhares disponíveis online: «Até ao momento, a Book in Loop já recolheu dez mil livros para serem reutilizados. A reutilização de manuais é só mais um passo no longo percurso para a mudança de mentalidades», diz Manuel Tovar, cofundador da Book in Loop (na foto, em baixo).

O mesmo responsável anunciou ainda um programa ecológico que vem na sequência do reaproveitamento dos livros, uma vez que um dos princípios da Book in Lopp é «promover hábitos de consumo sustentável»: plantar um pinheiro-manso por cada compra feita na loja, um objectivo que Manuel Tovar quer ver chegar aos cinco mil.

«Temos consciência da enorme quantidade de árvores que todos os anos são abatidas para fabricar livros», diz o responsável. Só no último ano, esta livraria online conseguiu, com este reaproveitamento de manuais escolares, «evitar a produção desnecessária de mais de cem mil livros».

A Book in Loop permite ainda que as famílias possam vender manuais escolares usados e receber até 25% do PVP original, outro processo que ajuda a angariar mais livros, permitindo assim um ganho-extra para os encarregados de educação.

Para adquirir ou vender livros usados, é preciso fazer uma inscrição em bookinloop.com. Depois, pode deixar os livros num dos «127 pontos de recolha disponíveis nas lojas Continente» ou pedir a recolha em casa ou no escritório.

Para aceitar os livros, a Book in Loop submete-os a um «processo de verificação da qualidade para poderem voltar a ser utilizados e cruzados com as reservas feitas online», conclui Manuel Tovar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].