Com o cenário de greve dos motoristas de materiais perigosos a ser muito provável a partir de 12 de Agosto, a Entidade Nacional para o Sector Energético já revelou as bombas que vão ter combustível.
Abastecer os automóveis com gasolina, gasóleo ou GPL a partir de 12 de Agosto pode ser um cenário complicado, se se confirmar a greve marcada para começar neste dia, da parte dos motoristas de materiais perigosos.
Nos últimos dias, os sindicatos e a ANTRAM tentaram chegar a acordo sobre um aumento salarial exigido pelos motoristas de camiões cisterna, mas não houve fumo branco, pelo que o melhor é contarmos mesmo com a greve de Agosto, que será feita por tempo indeterminado.
Com isto, o Governo foi obrigado a decretar serviços mínimos e, assim, há uma lista de postos de combustível que vão ser abastecidos, definida pela Entidade Nacional para o Sector Energético (ENSE).
Ao todo, são 326 as bombas que não ficam a seco a partir de 12 de Agosto – em período de férias, Lisboa é a região que mais postos vai ter nesta rede de emergência, 48, e o Porto com 41.
Mas o grande problema será ter combustível para todos numa zona para onde “meio” Portugal se desloca durante o Verão: o Algarve. Esta região vai ter apenas 22 postos de combustível na rede de emergência da ENSE – isto já levou, inclusive, a que o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, tivesse uma reunião com o Governo para pedir um reforço de bombas de gasolina neste região.
Para já, pode fazer o download ou ver a lista da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento da ENSE aqui.