Antena 1 faz reportagem com som em 3D para mostrar como ouve um cego

Antena 1 Com Olhos de Ouvir
Antena 1 Com Olhos de Ouvir

A rádio Antena 1 criou aquela que será, até ao momento, a primeira reportagem em Portugal a ser gravada com a técnica de som binaural, que cria um efeito 3D.

As gravações normais de som usam apenas um microfone e todos os sons são captados por esta mesma fonte. Isto faz com que oiçamos tudo como se tivéssemos apenas um ouvido

Esta é uma ideia um pouco redutora, mas que serve para explicar o salto qualitativo que tem uma gravação com a técnica binaural, também conhecida como ‘som 3D’ ou a ‘360 graus’.

Para conseguir isto, têm, pelo menos, de ser usados dois microfones em simultâneo, que gravam o que se passa e que “dividem” os sons para os dois ouvidos – o resultado é uma reportagem que nos manda directamente para o centro da acção.

Da autoria de Rita Colaço, com sonoplastia de Paulo Castanheiro, ‘Com Olhos de Ouvir’ é uma reportagem para rádio que recorre a esta técnica para nos dar a sensação de que estamos mesmo lá e acompanhámos a história in loco.

Nesta caso, o protagonista é Telmo Baldé, um jovem de 22 anos que ficou cego na sequência de um tumor maligno encontrado no cérebro. Aqui acompanhamos os seus progressos enquanto aprende a viver com esta nova realidade.

Vamos poder seguir Telmo enquanto desenvolve a audição para estar mais atento, aprende a memorizar pontos de referência para se poder movimentar melhor na rua e usa a bengala.

A ajudar Telmo, durante estes quatro meses, está Sónia Manzarra da ACAPO, que vai funcionar como “treinadora”, durante a reabilitação do jovem. No final, a responsável chega a dizer que o seu “aluno” passou a ser uma «uma andorinha quase a voar».

Esta Grande Reportagem teve ainda co-produção da iNOVA Media Lab, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH. O trabalho de Rita Colaço (com cerca de 40 minutos) pode ser ouvido no site da RTP, idealmente com auscultadores para que a experiência de som binaural 3D seja desfrutada ao máximo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].