O Fido Dido está de volta aos anúncios da 7Up para comemorar os 90 anos da marca

Fido Dido 7Up 2019
Fido Dido 7Up 2019

Para quem viveu a juventude nos anos noventa, o Fido Dido é uma personagem bem conhecida da cultura pop. Para comemorar o 90.º aniversário da marca, a 7Up decidiu trazer de volta a sua mascote.

Já está no ar, nas TV, o novo anúncio da 7Up que traz de volta ao pequeno ecrã um dos maiores ícones da cultura pop, e da publicidade, dos anos noventa.

O Fido Dido foi criado pelas designers Sue Rose e Joanna Ferrone em 1985 e começou por ser estampado em t-shirts que as duas vendiam em Nova Iorque. Isto chamou a atenção da PepsiCo, que conseguiu a licença para usar a personagem nas publicidades da 7Up.

Contudo, Fido Dido não teve grande sucesso nos primeiros anos e só nos anos noventa começou a atrair a atenção do público, quando a 7Up decidiu substituir a sua anterior mascote, o Cool Spot.

Fido começou, então, a aparecer em vários anúncios da marca e até foi protagonista de um jogo para Mega Drive e Super Nintendo, tal como já tinha acontecido com o Cool Spot.

A ideia que Fido Dido transmitia era de a um rapaz cool, relaxado e boa onda, sem preocupações e que aproveitava a vida: muitas vezes aparecia a ouvir música com headphones, com um rádio boombox ou a andar de skate.

Em Portugal, o Fido também ficou associado à música: houve uma colectânea de sucessos Número 1 que apareceu com a mascote da 7Up na capa. Nos anos 2000, esta imagem de marca do refrigerante da PepsiCo ficou um pouco adormecida e só em 2018 é que o vimos regressar em força numa série limitada de latas da 7Up.

Agora, a marca assume outra vez o uso pleno do Fido, para assinalar os noventa anos da 7Up, com a campanha Feels Good to be Free, que já tem anúncio na TV.

Juntamente com o Fido, a 7Up lança ainda uma nova edição deste refrigerante de lima-limão, o 7Up Free, sem açúcar. O novo anúncio pode ser visto aqui em baixo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].