Há sommeliers para água? Sim, e Portugal tem o primeiro profissional certificado: Manuel Antunes da Silva

Manuel Antunes da Silva - Water Sommelier Super Bock
Manuel Antunes da Silva - Water Sommelier Super Bock

Quando pensamos em sommelier, o vinho é a primeira coisa que nos vem à cabeça. E se lhe disséssemos que estes profissionais também provam e recomendam águas?

Jesus transformou água em vinho, mas apostamos que Manuel Antunes da Silva prefere o contrário. Este é o primeiro water sommelier de águas certificado em Portugal, um reconhecimento atribuído pela Doemens Academy, da Alemanha.

Manuel Antunes da Silva está ligado à geologia e à aplicação de águas em terapêuticas termais, mas agora passa a ser um especialista em Águas Minerais Naturais.

O profissional faz parte dos quadros do Super Bock Group (SBG), que tem no seu portfólio as referências Pedras, Vitalis, Melgaço, Caramulo e Vidago.

«A função de um water sommelier é largamente mais ampla do que um provador de águas. Considerada uma arte, a degustação de águas poderá ser comparada a uma prova de vinhos e cervejas, já que permite avaliar as características dos diferentes tipos de águas», explica Manuel Antunes da Silva.

O water sommelier, tal como um sommelier de vinho, tem ainda a função de
«aconselhar a adequada harmonização das águas com a gastronomia, bem como elaborar cartas de águas».

No SBG desde 2002, Manuel Antunes da Silva é actualmente responsável pela gestão de recursos hidrominerais da empresa, além de ser, a partir de agora, o «primeiro e único» water sommelier certificado em Portugal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].