OFICIAL: Mobile World Congress 2020 cancelado por causa do risco de contágio do Coronavírus

©Mobile World Congress Coronavirus
©Mobile World Congress Coronavirus

Era uma decisão que já se adivinhava, depois de algumas das principais marcas do mundo das tecnologias terem cancelado a sua participação. O MWC 2020 não vai acontecer, devido ao Coronavírus.

O vírus do cancelamento começou por contagiar a LG; depois, seguiram-se marcas como a Sony, a Amazon, a Intel e a Nokia, uma das mais recentes a confirmar que não ia participar no Mobile World Congress, a principal feira mundial relacionada com tecnologias móveis e smartphones.

Todas as empresas explicam que este ano desistem de marcar presença em Barcelona, para esta feira, devido ao perigo de contágio do Coronavírus, que a Organização Mundial de Saúde elevou à categoria de ‘Emergência Mundial de Saúde’ no final de Janeiro.

LG, Sony, Amazon e Facebook recusaram ir ao MWC 2020

Apesar de a organização da feira (a cargo da GSMA) ter sempre garantido, ao longo das últimas semanas que iria manter a decisão de não cancelar o evento, mas adoptando várias e fortes medidas de segurança, chega agora a decisão oficial de cancelar o Mobile World Congress 2020.

Esta tomada de posição, saída de uma reunião de emergência que aconteceu hoje, durante a tarde, acaba por estar directamente ligada ao facto de várias empresas terem recusado participar nesta feira de tecnologias criada em 1987.

Com LG, Sony, Nokia, Amazon, Facebook, Intel e Cisco à cabeça, foram mais de trinta as marcas que acabaram forçar a decisão da GSMA em cancelar o MWC 2020. A Samsung Portugal também tinha confirmado que, desta vez, não iria levar a sua comitiva habitual a Barcelona.

Coronavírus passa a SARS-CoV-19 e só deve ter vacina em 2021

Já esta semana, a OMS reuniu-se de emergência em Genebra (Suíça) para reavaliar o nível de contágio do Coronavírus e debater formas de por um travão a esta epidemia. A organização decidiu ainda mudar, de forma oficial, o nome do vírus, que passa a ser SARS-CoV-19 e a doença provocada pelo mesmo será COVID-19 (um acrónimo de COrona VIrus Disease, sendo o 19 relativo ao ano em que foi detectado o primeiro caso, em Wuhan).

Outra das principais conclusões deste encontro da OMS que reuniu cientistas, médios e especialistas de saúde foi a previsão de quando pode estar pronta uma vacina contra o COVID-19: dezoito meses, ou seja, apenas em Junho de 2021.

Era natural que, com este alarme, alguns eventos à escala mundial, que concentram pessoas de todo o mundo, especialmente vindas da Ásia e concreto da China, pudessem não acontecer, devido ao perigo de contágio. E é isto que se vai passar com o Mobile World Congress.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].