A inclusão social continua na agenda da linha de bonecas Barbie em 2019. Depois de já ter apresentado bonecas com vários tons de pele, tipos de cabelo e cores de olhos, chega a vez das deficiências.
Em ano de 60.º aniversário, a Barbie está a alargar a sua linha de bonecas para ter mais modelos que reflictam a imagem das mulheres reais: lembre-se que as proporções tradicionais desta boneca da Barbie eram tudo menos normais.
No entanto isto tem vindo a ser corrigido pela marca, que se preocupou em ter bonecas como vários tons de pele, uma cintura menos delineada e um busto menor, por exemplo.
E as mudanças vão chegar mais longe, quando em Junho deste ano chegar às lojas a linha Barbie Fashionistas, com bonecas que reflectem melhor as mulheres reais.
As principais novidades vão ser uma Barbie em cadeira de rodas e uma Barbie com uma prótese na perna (ambas com deficiência) para reforçar a aposta na «igualdade e inclusão de todos», sublinha a Mattel, que diz que o objectivo é «tentar chegar a todas as raparigas, preenchendo os seus desejos de terem uma boneca com a qual se identifiquem».
Esta linha Fashionista foi lançada em 2016, na altura com quatro tipos de corpo, sete tons de pele, mais de vinte cores de olhos e penteados.
Ainda no tema ‘Barbie’, também já sabemos que em 2020 vai estrear um filme com actores reais que vai ter como protagonista esta boneca. A actriz escolhida para fazer de Barbie é Margot Robbie.