A marca francesa Peugeot, que faz parte da aliança PSA, juntamente com a Citroen e a Opel, levou para casa dois prémios no Festival Internacional do Automóvel.
O título de ‘Protótipo Mais Belo do Ano 2018’ já tem dono. Foi um automóvel eléctrico que a Peugeot apresentou em Setembro do ano passado que levou o troféu para casa.
O prémio foi entregue ao Peugeot e-Legend, um automóvel eléctrico com um design que homenageio um dos clássicos da marca, o 504 Coupé, criado em 1969 (faz cinquenta anos em 2019) e vendido pela marca do leão até 1983.
A inspiração retro é claramente visível nas linhas exteriores do e-Legend, mas lá dentro tudo muda, com a Peugeot a apresentar a sua visão do futuro com o i-Cockpit.
O volante tem, no e-Legend, um formato rectangular e toda a informação do veículo aparece num ecrã que surge em frente do condutor, entre o volante e o pára-brisas.
Se o e-Legend chegar ao mercado com as mesmas características do seu protótipo, vai ter dois modos de condução autónomos e dois manuais; o sistema de info-entretenimento vai ter ainda um assistente de voz (a Mercedes já tem um nos seus classe A, o Hi, Mercedes) e uma autonomia de 600 km, com 462 cavalos.
Entre outras das principais características do Peugeot e-Legend estão as jantes de dezanove polegadas, capacidade de atingir os 100 km em quatro segundos, carregamento de 25 minutos para uma autonomia de 500 km e um grande ecrã de 49 polegadas que se revela na frente do habitáculo.
Na gala do Festival Internacional do Automóvel, que aconteceu ontem em Paris, no Hotel des Invalides, a Peugeot recebeu ainda outro prémio. O Peugeot 508, que a marca já tem à venda em Portugal (PVP a partir de 34 mil euros) foi considerado o ‘Mais Belo Carro do Ano 2018’.
Veja este e mais vídeos de automóveis no canal de YouTube do TRENDY.