A linha de peças grandes da LEGO, a Duplo, foi lançada a 29 de Janeiro de 1969 e a origem do nome está no facto de estas peças terem o dobro das dimensões dos tijolos originais da marca.
Aos 85 anos da marca LEGO comemorados em 2017 e aos 60 do tijolo LEGO em 2018, junta-se agora o 50.º aniversário do lançamento global da linha de kits Duplo, as chamadas «peças grandes para mãos pequeninas».
O nome surgiu pela primeira vez em dois kits da LEGO lançados em 1969, os sets 510 e 511 e, curiosamente, um destes trazia, além dos novos tijolos grandes, mais dois de LEGO comuns.
Isto serviu para que a marca comprovasse que os LEGO originais eram compatíveis com o sistema Duplo: na realidade, uma peça de LEGO normal de oito pinos pode ser encaixada em apenas dois de uma peça equivalente Duplo.
A Duplo, criada por Kjeld Kirk Kristiansen, começou por ser apenas uma designação de alguns kits, mas durante a década de setenta acabou por se tornar numa linha própria dentro da LEGO e adoptou um coelho vermelho como logótipo, um símbolo que ainda hoje mantém.
Entre alguns dos mais conhecidos temas dos sets LEGO Duplo estão, por exemplo, recriações de uma quinta, de comboios, de um aeroporto e de um jardim zoológico.
Recognize any of these retro sets? We explored our secret vault in Denmark with @thedadlab to celebrate LEGO DUPLO's 50th birthday. #LEGO #LEGODUPLO #LEGODUPLO50th pic.twitter.com/pptz4T6kdC
— LEGO (@LEGO_Group) 29 de janeiro de 2019
Actualmente, a linha Duplo tem kits alusivos ao Rato Mickey, aos super-heróis da Marvel, ao filme Carros, A Bela e o Monstro (tudo da Disney) e também ao Parque Jurássico. Contudo, temas de sempre como aviões, obras, polícia e bombeiros estão também representados no portfólio da LEGO.