Durante o mês de Outubro, o Museu do Oriente, em Lisboa, vai dedicar os Sábados aos mais novos com workshops criativos para bebés e crianças de várias idades.
Uma caça ao tesouro, fazer barcos de papel com a técnica do origami e desenvolver movimentos/expressões com adereços da ópera chinesa.
Estes são os principais desafios dos workshops criativos para crianças que o Museu do Oriente vai ter durante os Sábados de Outubro.
O primeiro workshop é no dia 6 de Outubro (repete dia 23) e é dirigido a famílias com bebés até aos doze meses. Inspirada nos toucados da ópera chinesa, a oficina Cabeça no Ar «recorre a chapéus e lenços de diferentes cores, tamanhos e texturas, para desafiar os participantes a explorar movimentos e expressões», diz o museu.
No dia 13 de Outubro, o Museu do Oriente vai ser invadido por barquinhos de papel. Aqui, o desafio (para bebés de um a três anos) é fazer os barcos, com a ajuda dos pais, com recurso à técnica do origami.
Uma semana depois (20 de Outubro), chega um worskhop semelhante, mas dedicado a crianças entre os três e os cinco anos: A Vida em Alto Mar. Nesta oficina, os mais novos vão poder fazer e pintar barcos, para depois os porem a “navegar” no lago exterior do Museu do Oriente.
Finalmente, dia 27 de Outubro há dois workshops. O primeiro, Uma Família ao Peito, o museu propõe uma viagem a Timor-Leste em que, a partir de jóias e máscaras da colecção do Museu, pais e filhos vão «descobrir as tradições timorenses em torno dos antepassados».
O segundo workshop, Uma Aventura no Oriente, vai ser uma «caça ao tesouro» no Museu do Oriente guiada por uma «personagem muito especial». Pelo meio, as crianças (dos 7 aos 12 anos) vão explorar alguns «mistérios» do continente asiático.
Todos estes workshops são pagos e custam quatro euros por criança ou adulto: um pai e um filho pagam oito euros, por exemplo. Para saber os horários e mais informações sobre estes workshops visite o site do Museu do Oriente.