A edição de 2018 dos Big Wave Awards ficou marcada pela entrega do prémio para a maior onda surfada de sempre. O vencedor foi o brasileiro Rodrigo Koxa.
Garrett McNamara já não é o recordista mundial da maior onda de sempre. Este ano, a edição dos Big Wave Awards reconheceu um novo máximo e agora é Rodrigo Koxa que está na “crista da onda”.
O brasileiro recebeu o prémio XXL2018, que reconhece a maior onda surfada durante a temporada: foram 24,38 metros de água, dominados por Koxa, no canhão da Nazaré, a 8 de Novembro de 2017.
McNamara era o actual detentor deste record, com uma onda de 23,77 metros. O norte-americano tinha conseguido o feito em Novembro de 2001, também na Nazaré.
Mas, já em 2018, houve rumores de que o português Hugo Vau teria surfado a maior onda de sempre, com cerca de 30 metros, também na Nazaré.
Contudo, o feito nunca chegou a ser homologado pelo grupo de especialistas da XXL Biggest Wave Awards, a entidade que certifica este tipo de decisão.
A Nazaré foi ainda o “palco” onde aconteceu um momento que mereceu outro prémio Big Wave: o wipeout (queda aparatosa) do britânico Andrew Cotton, também a 8 de Novembro.