Depois da polémica com um artista francês que acusou a Disney de plagiar as capas que fez para álbuns de compilações musicais, houve mudança de design e novos cartazes.
Os primeiros cartazes redesenhados de Star Wars: Solo a serem conhecidos internacionalmente são os da versão portuguesa.
A Disney foi “obrigada” a relançar estes suportes de marketing depois de ter sido acusada de plágio. Em causa estava o facto de os primeiros cartazes do filme terem um design alegadamente copiado das capas de álbuns de música.
Quem fez a denúncia foi o próprio autor (Hachim Bahous) do design das capas desses álbuns, uma colecção de vários temas divididos por géneros: funk, soul e jazz, por exemplo.
Na altura a Disney “chutou para canto” e disse que tinha encomendado os cartazes a um «fornecedor externo». A verdade é que a produtora voltou atrás e lançou novos cartazes, redesenhados
Curioso é o facto de não se verem armas em qualquer uma das personagens, o que não acontecia com as anteriores versões. O Mashable adianta que a decisão poderá ter que ver com as investidas nos EUA a favor de novas leis de controlo de armas, depois do tiroteio em Parkland, que está agora a fazer um mês.
Aqui ficam os novos cartazes partilhados hoje pela imprensa internacional onde se percebe claramente que a versão é a portuguesa, com a data de estreia a aparecer ’24 de Maio’, a tradicional quinta-feira.