Os jurados dos Sony World Photography Awards 2018 escolheram um português como finalista daquele que é considerado com um dos prémios mais importantes do género, a nível mundial. Mas há mais Portugal nesta edição.
Chama-se Edgar Martins e é o português que está na linha para ganhar uma das maiores competições de fotografia do Mundo. O fotógrafo nacional é mesmo o único em todo o concurso que está nomeado em três categorias: ‘Natureza Morta’, ‘Arquitectura’ e ‘Descoberta’.
Este ano, os Sony World Photography Awards estão na sua 11.ª edição e já foi atingido um recorde de participações: 320 mil inscrições de fotógrafos de mais de 200 países.
Edgar Martins vai concorrer no concurso Profissional dos SWPA com dois trabalhos: ‘Silóquios e Solilóquios sobre a Morte, a Vida e outros Interlúdios’ vai competir nas categorias ‘Natureza Morta’ e ‘Descoberta’.
Na categoria ‘Arquitectura’, o trabalho fotográfico apresentado foi ‘A Impossibilidade Poética de Conter o Infinito’, onde Edgar Martins fotografou
centrais hidroelétricas (EDP, Portugal), agências espaciais (Agência Espacial Europeia – foto de topo) e fábricas de automóveis (Fábrica da BMW em Munique – foto em baixo).
O objectivo foi o de «examinar e reavaliar a nossa relação com a tecnologia e a indústria, bem como o seu impacto na nossa consciência social e cultural», explica o fotógrafo.
Já na série de fotografias de ‘Silóquios’, Edgar Martins mostra objectos utilizados em suicídios e crimes e que são usados no trabalho dos especialistas forenses (foto em baixo).
Mas a presença de Portugal nos Sony World Photography Awards 2018 não se resume a Edgar Martins. O Concurso Aberto, que avalia uma única imagem em dez categorias, inclui dois fotógrafos nacionais.
Ambos conseguiram classificar-se top 50 dos melhores do mundo, posições que os SWPA consideram ser menções-honrosas: Adriano Neves (Arquitectura) e António Coelho (Melhorada – fotos com aprimoração digital)
A fotografia de Adriano Neves chama-se ‘Gold’ e mostra o reflexo da Torre Eiffel nas janelas do Palais de Chaillot, no Trocadero, ao nascer no Sol. Já a de António Coelho, com o título ‘M.C. Escher’, é a de um livro 3D do mesmo autor.
As imagens de todos os fotógrafos vão ser exibidas na exposição dos Sony World Photography Awards, em Londres, entre 20 de Abril e 6 de Maio de 2018.
Os vencedores do Concurso Aberto serão anunciados no dia 20 de Março e os vencedores global e do Concurso Profissional serão revelados no dia 19 de Abril de 2018.