Pontes e fins-de-semana alargados em 2018: nove feriados podem dar 33 dias de férias!

feriados 2018
feriados 2018

Como é habitual, no início de cada ano começamos a olhar para o calendário e a ver as oportunidades que temos para marcar uns dias-extra de férias, com a ajuda dos feriados. Em 2018 são 33 dias que temos para marcar umas férias-extra!

Com um bom planeamento, os dez feriados de 2018 podem oferecer-lhe o seu triplo de dias de descanso. Depois de o Governo de António costa ter reposto os feriados sonegados pelo executivo de Passos Coelho e do PSD, foi natural o incremento de pontes e possibilidade de miniférias.

Já é hábito termos fins-de-semana de três ou quatro dias, com ajuda das clássicas pontes, ideais para a escapadinha da ordem. Os nove feriados nacionais de 2018 (já não contamos com o dia 1 de Janeiro, que seria o décimo) podem, assim, transformar-se em 33 dias de mini-férias.

Março e Abril: Sexta-feira Santa e Páscoa

Dias de férias: 3
Com Janeiro e Fevereiro a “seco”, temos de esperar por Março e Abril para a primeira boa pausa de 2018. O fim-de-semana prolongado é de 30 de Março a 1 de Abril, período que nunca muda, já que a sexta-feira santa é sempre garantida.

Abril e Maio: Dia da Liberdade e Dia do Trabalhador

Dias de férias: 7
Este é dos grandes e vai dar-nos uma sete dias para fazer uma pausa e recarregar energias. O Dia da Liberdade calha a a uma quarta-feira e depois só tem de pôr dois dias de férias (26 e 27) para chegar ao fim-de-semana. Logo a seguir, aproveite para reservar o dia 30 de Abril (segunda-feira) para fazer uma ponte até ao Dia do Trabalhador. Sete dias que vão saber pela vida.

Maio e Junho: Corpo de Deus

Dias de férias: 4
O Corpo de Deus comemora-se a 31 de Maio (uma quinta-feira) e, por isso basta fazer ponte dia 1 de Junho, para entrar num fim-de-semana e, assim, conseguir quatro dias de descanso. Por outro lado, o dia 10 de Junho calha a um Domingo. Azar.

Agosto: Assunção da Nossa Senhora

Dias de férias: 5
Depois de passar Julho sem possibilidade de fazer pontes (não há qualquer feriado nacional neste mês), Agosto traz mais cinco dias de férias, em teoria. Aqui é aproveitar o dia 15 (quarta-feira) e reservar 16 e 17 para chegar ao fim-de-semana e garantir mais cinco dias de descanso.

Outubro: Implantação da República

Dias de férias: 3
Este ano, o 5 de Outubro calha a uma sexta-feira, logo, há fim-de-semana prolongado. Simples e ideal para uma escapadinha em Portugal e a uma capital europeia, por exemplo.

Novembro: Todos os Santos

Dias de férias: 4
Mais uma bela ponte em perspectiva. O dia 1 de Novembro calha a uma quinta-feira, por isso essa sexta, dia 2, é para reservar já. Quatro diazinhos que podem ser aproveitados para fazer uma viagem mais longa, inclusiva para fora da Europa.

Dezembro: Natal

Dias de férias: 4
Mais um azar, desta vez nos dois feriados de 1 e 8 de Dezembro: ambos calham a um Sábado e, assim, as portas dias escapadinhas, aqui, estão fechadas. A salvação vem no dia de Natal, ajudado pelo fim-de-semana: dia 24 é uma segunda-feira e, por isso, são mais quatro dias para fazer umas férias.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].