Fols Skincare
Fols Skincare

Fols: a marca portuguesa de cosmética para homem que vai ajudar a replantar a floresta

Criada por Pedro Dias e um conjunto de jovens empreendedores portugueses, a Fols assume-se como a a «primeira marca portuguesa de produtos de pele para homem». E, em Janeiro, vai ajudar à reflorestação do território.

Para encontrar produtos masculinos para a pele é preciso, em 99,9% das vezes, recorrer a marcas estrangeiras, como a Clarins, Avon, Khiel’s, Biotherme, Nivea ou L’Oreal. Assim de repente consegue lembrar-se de uma marca cosmética skincare para homem de origem nacional?

O mais provável é que isso não aconteça, pois, segundo a recém-criada Fols, esta será a «primeira marca portuguesa de produtos de pele para homem». A empresa foi criada por Pedro Dias em conjunto com um grupo de amigos com idades entre os 23 e os 26 anos, alguns com «experiência no ramo da cósmetica e perfumaria».

A Fols começou o seu caminho há cerca de nove meses e, desde aí, os responsáveis têm «testado e a desenvolvido fórmulas exclusivas» para produtos skincare.

Para já os resultados são um creme hidratante facial e um gel reparador para usar a seguir a fazer a barba. A Fols tem ainda uma lâmina de barbear, a Black Safety Razor, como complemento à sua linha skincare.

Pedro Dias garante que a Fols usa «ingredientes naturais» e que um dos cremes, o Lavender Skin Repair Gel, tem certificação vegan: «Nenhum dos nossos produtos é testado em animais, ou usa parabenos, e trabalhamos apenas com fornecedores europeus para minimisar as emissões de dióxido de carbono».

Apesar de estes dois cremes serem produzidos no Reino Unido, a Fols quer criar o seu próximo cosmético por cá: um óleo para a barba feito a partir de eucalipto, numa parceria com a Aromas do Valado. «O nosso objectivo é produzir a 100% em Portugal», assegura Pedro Dias.

«Queremos oferecer a proprietários de eucaliptos uma maneira de utilizar os seus recursos e financiar a plantação de variedades menos suscétiveis a incêndios», diz Pedro Dias.

E já que falamos de incêndios, e como forma de minimizar as consequências para as florestas nacionais dos dois grandes fogos ocorridos em Portugal no ano passado, a Fols tem uma iniciativa “verde” a decorrer até final de Janeiro.

A ideia é, por cada creme vendido até dia 31 do primeiro mês do ano, plantar uma árvore em Portugal. Para ajudar nesta campanha da Fols, basta usar o código PLANTAR na loja online da marca. «A árvore depois fica em nome de quem comprou o produto», diz Pedro Dias.

Fols Skincare Portfolio

A loja online da Fols tem, para já, um creme à venda, o Cerdarwood Facial Moisturiser for Men (22,50 euros). A Black Safety Razor (20 euros) e o Lavender Skin Repair Gel (23 euros) estão esgotados de momento.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy onde faz regularmente viagens pelo País dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].