Casio G-Shock lança quatro novas edições especiais para o seu 35.º aniversário

Os relógios G-Shock fazem 35 anos em Abril de 2018, mas as prendas já chegaram às lojas: Big Bang Black, Pigalle, Sankuanz e Eric Haze.

É inédito uma marca que só faz anos em Abril de 2018 apagar as velas de um bolo a 9 de Novembro, não é? Mas foi a este momento a que um grupo de jornalistas assistiu ontem no Museu do Oriente.

A convite da Casio estivemos neste espaço da capital que junta alguns dos objectos mais históricos decorrentes da presença portuguesa no Oriente, principalmente no Japão.

Foi depois de uma curta visita à exposição permanente do Museu que aconteceu se cantou os parabéns, com direito a bolo e a apagar velas, uma decisão no mínimo estranha da Casio, uma vez que o aniversário oficial é, como já referimos, em Abril de 2018.

Criada em 1983, a marca fará, assim 35 anos. E, mesmo que a decisão seja a de começar este mês com o arranque oficial dos festejos, a “cerimónia” com bolo e cantorias parece-nos algo exagerada.

Mas isto são pormenores. Os “pormaiores” são quatro novas edições especiais dos relógios Casio G-Shock, três delas feitas em parceria com a Pigalle, Sankuanz e Eric Haze. A quarta é feita pela própria Casio e traduz-se num relógio em preto mate chamado Big Bang Black.

Casio G-Shock Pigalle

Casio G-Shock Pigalle 35 anos
São dois, os modelos criados em parceria com a marca francesa de moda Pigalle: DW-5600PGB e o DW-5600PGW. Segundo a Casio, esta marca foi escolhida para criar uma edição especiald e aniversário porque «está em linha com a forma como a G-Shock apoia a cultura dos desportos de rua»

Assim, os novos modelos Casio G-Shock Pigalle são inspirados pela mais recente colecção da marca de moda alusiva ao basquetebol. «O seu design reflecte uma mistura de refinados street styles de Paris e podem ser utilizados dentro ou fora do campo».

Este relógio pode ser comprado em branco ou preto, com o primeiro a apresentar pormenores em rosa na caixa e na fivela. Em ambos, o mostrador tem um desenho a lembrar um campo de basquetebol.

O logo da Pigalle aparece em três sítios: na traseira, na bracelete e quando a luz de fundo é activada, no mostrador.

Casio G-Shock Big Bang Black

Casio G-Shock Big Bang Black 35 anos
Aqui, a novidade é a aplicação do acabamento mate da nova cor base que, segundo a marca, foi conseguido ao usar «tecnologia que incorpora partículas na tinta, criando um acabamento preto plano que parece absorver toda a luz».

Na traseira, este relógio G-Shock (com quatro versões) é pintado a dourado brilhante, num efeito que evoca a explosão do Big Bang, e tem o logótipo do 35º aniversário gravado.

Casio G-Shock Sankuanz Tundra

Casio G-Shock Sankuanz 35 anos
Baseado no form factor do GA-700, o Tundra vem equipado com estrutura resistente ao choque e é resistente à água até 200 metros, «características que se unem ao design inspirado no espírito da street culture», sublinha a Casio.

Outras características a destacar deste modelo são a luz de fundo LED, que pode ser activada através do botão que está à frente, logo abaixo do mostrador.

O esquema de cores do relógio é a camuflagem polar, o mais representativo dos designs na colecção da Sankuanz. Esta combinação de cores foi concebida pelo designer Shangguan Zhe com inspiração no que descreve como o «cenário mais fascinante do mundo»: as montanhas nevadas e a tundra nas terras no extremo norte do globo.

Casio G-Shock Eric Haze

Casio G-Shock Eric Haze 35 anos
Feito pelo mesmo designer que criou a imagem dos 35 anos da G-Shock, esta versão do GA700 tem edição limitada. Este modelo tem um esquema de cores preto e branco, onde a estrela de assinatura está na extremidade da bracelete e o logótipo de Eric Haze gravado na parte de trás da caixa.

O mostrador deste relógio tem uma luz LED super illuminator, ponteiros 3D pretos e brancos e, segundo a Casio, uma bateria que dura cinco anos.

Este modelo Eric Haze tem resistência à agua até 200 metros de profundidade bem como capacidade de mostrar fusos horários em 48 cidades. A caixa tem um diâmetro de 53,4 mm.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].