Uniplaces: estudantes só querem partilhar casa até aos 25 anos

Esta é a principal conclusão de um inquérito desenvolvido pela Uniplaces, que reuniu a opinião de estudantes de várias nacionalidades – em concreto, este desejo é dos portugueses.

«Os estudantes portugueses desejam partilhar casa apenas até aos 25 anos de idade, no máximo com duas pessoas», é a principal conclusão da Uniplaces, uma plataforma dirigida ao aluguer de quartos/casas para estudantes.

Em especial, os estudantes de nacionalidade portuguesa revelam, no entanto, a intenção de comprar casa entre os 31 e os 35 anos. Portanto, entre os 25 e os 30, a intenção será a de viver sozinho numa casa alugada.

O estudo foi conduzido pela Uniplaces a 2214 estudantes de várias nacionalidades.

Ao longo do percurso universitário, muitos são os estudantes que optam por viver em casas partilhadas. A principal vantagem desta opção prende-se com a redução dos encargos mensais que são, desta forma, divididos entre todos os inquilinos.

«No entanto, dividir casa pressupõe partilhar espaços comuns com outras pessoas. Os estudantes portugueses apontam como os piores colegas de casa aqueles que não têm hábitos regulares de higiene (66,32%), os que
comem o que não lhes pertence (56,13%), os que se atrasam com o pagamento das contas (51,47%) e os que têm o hábito de ouvir música alto (4,15%)», revela o estudo da Uniplaces.

Entre todas as nacionalidades inquiridas, os portugueses são os que preferem dividir casa com um menor número de pessoas, apontando como número máximo dois estudantes (27,98%) para partilhar habitação.

A partilha de casa faz parte dos planos dos estudantes portugueses apenas até aos 25 anos: os resultados do questionário mostram que a maioria dos inquiridos de nacionalidade portuguesa apenas quer partilhar casa até aos 25 anos (45,77%), a par com os estudantes franceses, que também ambicionam deixar de dividir casa a partir dessa idade (55,32%).

No entanto, os resultados gerais revelam que a maioria das restantes nacionalidades inquiridas pretende partilhar casa até aos 30 anos, onde se incluem estudantes de nacionalidade inglesa, alemã, italiana e espanhola.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].