Vespa 6 GTS Giorni: o novo “carapau de corrida” da Piaggio

Aquela que é considerada a «mais poderosa e tecnológica Vespa de sempre» foi inspirada no modelo que venceu nove medalhas de ouro na corrida Internazionale di Varese.

Esta é uma Vespa da Piaggio para quem gosta de velocidade e não de andar calmamente na faixa de direita a ver toda a gente passar. A Vespa 6 GTS Giorni é uma edição limitada e numerada, que tem apenas trezentas unidades.

A Vespa 6 GTS Giorni tem um quadro em verde, um banco em pele e um design retro, que faz lembrar modelos mais antigos: em concreto, aquele que ganhou várias medalhas de ouro na Internazionale di Varese.

Para ser fiel ao modelo original Vespa Sport Sei Giorni de 1951, esta nova versão mantém a posição dos faróis no pára-lamas dianteiro, o guiador em tubo de metal exposto, a instrumentação circular com velocímetro analógico de fundo branco e o pára-brisas.

A estes elementos vintage, juntam-se outros mais actuais e tecnológicos: uma porta USB localizada dentro do compartimento do contra-escudo, luzes da frente em LED (diurnas), sistema de travagem antibloqueio e ABS.

Esta porta USB de que falamos serve ainda para que o nosso smartphone se torne no computador de bordo da GTS Giorni, da Piaggio. A partir deste sistema, é possível ver informações sobre a velocidade, potência e binário do motor, aceleração longitudinal, consumo de combustível instantâneo e médio, velocidade média e tensão da bateria.

O motor 300 Euro 4 da Vespa 6 GTS Giorni tem uma potência de 21,2 cavalos, é monocilíndrico a quatro tempos, tem quatro válvulas, refrigeração líquida e injecção electrónica.

O preço desta Vespa 6 GTS Giorni, já disponível em Portugal nos concessionários autorizados é de 6790 euros (mais despesas de documentação).

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].