Facebook Marketplace: o novo concorrente do OLX chega a Portugal

A rede social facebook acaba de se tornar na principal ameaça à plataforma de vendas online OLX. O MarketPlace foi disponibilizado em Portugal, mas ainda não é para todos.

«O Marketplace do Facebook foi lançado em Portugal! WOOOOWW». Foi assim que a especialista em redes sociais Virgínia Coutinho recebeu a notícia da disponibilidade da plataforma de vendas da rede social no País.

Segundo a mesma explicou num post feito no Facebook, o Marketplace «é uma plataforma semelhante ao OLX, em que podemos anunciar e comprar produtos de utilizadores».

Devido às capacidades desta rede social é ainda possível ter acesso a mais informações: «Ver a distância a que o vendedor está de nós e amigos que temos em comum com o mesmo». No entanto, também no OLX é possível ver a localização do vendedor.

Tal como nesta plataforma da fixeAds (também tem outro portal semelhante, o Coisas), os vendedores podem fazer o upload de fotografias, descrever o produto e estabelecer um preço. O contacto é sempre feito dentro da rede social.

Este é outro paralelismo com o OLX, que há já algum tempo criou um serviço de mensagens dentro do próprio site e impede agora que a conversa entre vendedor e comprador seja feita como era costume: por e-mail.

O anúncio da chegada do Facebook Marketplace foi feito por Deborah Liu, vice-presidente desta área, na Newsroom da rede social. Juntamente com Portugal, a plataforma de vendas do Facebook chega a mais dezasseis países europeus.

Contudo, a chegada do Marketplace não inaugura por completo as vendas e compras no Facebook: muitos grupos têm disponível a função de vender coisas. No campo do post, apenas em alguns, pode fazer isto se clicar em ‘Vender Algo’. Por exemplo, o Grupo LEGO PORTUGAL – Compra/Troca/Venda permite fazer isto mesmo.

Lego Venda

De momento o Marketplace ainda pode não estar visível para muitos dos utilizadores do Facebook. Tal como outras mudanças na rede, esta novidade é incremental e deverá começar a aparecer a alguns perfis apenas, numa primeira fase. De qualquer forma, o Facebook Marketplace vai ficar aqui

«Foi anunciado há menos de 24 horas… É normal que o lançamento seja gradual ou que não esteja imediatamente disponível (ou não estar para todos os utilizadores)», explicou Vírgina Coutinho a um seguidor.

Para já, pode ver um vídeo que explica de forma muito resumida como funciona o Facebook Marketplace. Até agora, esta funcionalidade da rede da Mark Zuckerberg só estava disponível sem seis países: Austrália, Canadá, Chile, México, Nova Zealândia e Reino Unido.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].