Avião retro da Tap faz primeiro voo comercial

Toronto foi o destino do avião que a TAP decorou com as cores e o logo criado durante a dácada de 60. O #tapretrojet revelou agora algumas das suas surpresas, no interior.

Criado para «honrar a ligação histórica entre a TAP, o país e os portugueses», este Airbus A330-300 foi baptizado de Portugal e até já tinha feito um voo.

Isto aconteceu no dia 26 de Junho, altura em que o Portugal sobrevoou o Litoral Centro e Norte do País, numa viagem de demonstração e de teste.

Agora, surgiu o primeiro voo comercial, que levou um Airbus A330-300 retro até à cidade canadiana de Toronto. Numa publicação partilhada pela TAP no Facebook foi possível ver, pela primeira vez, como é o interior do avião.

Com a parte de fora dominada pelas cores e design retro dos anos 60 da companhia aérea, seria natural que lá dentro os passegeiors também tivessem um “cheirinho” vintage.

E foi precisamente assim que a TAP fez: por exmeplo, os bancos são todos em pele castanha, com apoios para a cabeça em papel também com o logo antigo da empresa.

As fardas dos pilotos e das hospedeiras também obedeceram ao look retro: vermelho, amarelo e azul são as cores dominantes das roupas vintage da TAP.

Em termos de acessórios, os viajantes da classe executiva tiveram direito a várias prendas da TAP: numa mala necessaire também ela a fazer lembrar os anos 60 estavam produtos como a pasta medicinal Couto ou a Água de Colónia Ach Brito.

TAP Retro Jet

Uma edição especial do jornal Diário de Notícias e uma versão do jogo Sabichão foram ainda disponibilziados aos passageiros. As refeições (a cargo do nosso conhecido chef Miguel Laffan) foram também servidas à antiga, com talheres e louça onde o logo retro da TAP estava desenhado.

As hospedeiras convidaram, inclusive, os passageiros a tentar a sorte no jogo de furar o cartão da marca de chocolates Regina.

Os próximos voos do Portugal, o #tapretrojet, já estão marcados. O primeiro será para São Paulo, a 2 de Agosto; no mesmo mês há ainda uma viagem para Miami (dia 11).

Em Setembro, o Airbus A330-300 da TAP descola de Lisboa com destino ao Rio de Janeiro (dia 6) e Angola (dia 29).

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].