Onde se podem ver os filmes que ganharam os Óscares 2017?

Apesar de já terem estreado há algum tempo, La La Land, Moonlight e Manchester By the Sea, os principais vencedores da noite dos Óscares, ainda podem ser vistos em Portugal.

A cerimónia de 2017 dos Óscares ficou marcada pelo engano na atribuição da estatueta de Melhor Filme e, daqui a um ano, muita gente vai lembrar-se de Moonlight por causa deste episódio.

La La Land era um dos grandes favoritos da noite para este galardão, mas viu Moonlight “roubar-lhe” o prémio. Além desse, o filme de Barry Jenkins levou para casa o Óscar de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Adaptado.

Mas o filme de Damien Chazelle não ficou a perder e foi mesmo o mais premiado da noite: seis Óscares, entre os quais Melhor Actriz e Melhor Realizador.

Manchester By the Sea, Fences, Zootopia, The Salesman (Irão) e as curtas Sing, Piper e The White Helmets também ficaram entre o lote dos principais vencedores. Seja no cinema ou na TV, saiba onde pode ver os grandes vencedores dos Óscares de 2017.


La La Land

La La Land
Como já dissemos, o filme musical de Damien Chazelle com Emma Stone e Ryan Gosling ganhou seis Óscares: Actriz Principal, Realizador, Cinematografia, Banda Sonora, Música Original, Design de Produção.

O filme pode ser facilmente encontrado nos cinemas das principais cidades de Portugal.


Moonlight

Moonlight
Barry Jenkins realizou um filme que acabou por conquistar o júri da Academia. Moonlight conta a história de vida de um jovem negro num bairro problemático de Miami e ganhou os Óscares de Melhor Filme, Melhor Actor Secundário e Melhor Argumento Adaptado. Brad Pitt foi um dos produtores executivos deste filme.

Moonlight estreou em Portugal a 2 de Fevereiro e ainda pode ser visto em vários cinemas de Porto, Lisboa, Braga, Coimbra e Faro.


Manchester By the Sea

Manchester By the Sea
Um filme indie teria poucas hipóteses de ganhar Óscares de primeira linha, certo? Errado! Com dedinho da Amazon, a história contada por Kenneth Lonergan arrecadou os Óscares de Melhor Actor e Melhor Argumento Original. Uma curiosidade: Matt Damon esteve para ser o protagonista, mas acabou como produtor; Casey Affleck ficou com o papel.

O filme chegou a Portugal há quase dois meses (estreou a 5 de Janeiro), mas ainda há salas de cinema que o têm disponível: em Lisboa são quatro, no Porto, dois e em Coimbra ainda há um.


Hacksaw Ridge

Hacksaw Ridge
O filme de guerra realizado por Mel Gibson acabou por ser um dos derrotados da noite dos Óscares e não ganhou qualquer estatueta dourada nas categorias principais. Apesar de ter conquistado dois prémios, tantos como Manchester By the Sea, Hacksaw Ridge só os conseguiu nas categorias técnicas: Edição de Vídeo e Montagem de Som.

Hacksaw Ridge estreou a 10 de Novembro em Portugal. Actualmente, só pode ser visto em três cinemas de Lisboa, dois deles com sessões apenas às 00:10 (nos Cinema City Alegro Alfragide e Campo Pequeno); no UCI el Corte Inglés a única sessão disponível é às 18:50.

Além do cinema, também é possível ver Hacksaw Ridge em regime de aluguer, nos videoclubes da Nos e do Meo. Quem tiver uma conta iTunes, também o pode comprar ou alugar.

O filme também fica disponível a partir de hoje, dia 1 de Março, em DVD e Blu-ray.


Fences

Fences
Protagonizado e realizado por Denzel Washington (que falhou o Óscar de Melhor Actor), este drama sobre um negro que sonhava ser jogador de basebol e que vê as suas expectativas goradas, só ganhou um prémio.

Foi Viola Davis que conquistou o Óscar para Melhor Actriz Secundária, uma distinção que chega à terceira vez que esteve nomeada. Em Portugal, com o nome Vedações, estreou a 23 de Fevereiro, por isso ir ao cinema vê-lo, mesmo fora de Lisboa ou Porto, não será um problema.


Zootopia

Zootopia
Este era de caras: apenas com a concorrência válida de Moana, Zootrópolis tinha a vida facilitada para conquistar o Óscare de Melhor Filme de animação, e foi isso mesmo que aconteceu.

A estreia em Portugal foi há precisamente um ano, pelo que não será no cinema que o vai poder ver. Mas há alternativas: o filme está no videoclube da Nos e também pode ser alugado/comprado na loja iTunes.


The White Helmets

The White Helmets
Logo após ter conseguido o Óscares para Melhor Curta Metragem – Documentário, este original Netflix saltou para lugar de destaque nesta plataforma de streaming.

A história do grupo de voluntários que está em missão na Síria, no meio da Guerra Civil, é contada de uma forma emocionante, com imagens reais de salvamentos. Vale a pena conhecer esta realidade, aqui.


The Salesman

The Salesman
O vencedor na categoria Melhor Filme Estrangeiro está de regresso aos cinema portugueses, mas com exibições muito limitadas. As estreias são a 2 de Março, apenas em duas salas: Medeia Monumental em Lisboa e Cinema Trindade, Porto.

Além disso, o DVD chega em breve às lojas, numa colecção com outros dois filmes do realizador iraniano Asghar Farhadi: O Passado e Uma Separação.


Os outros dos vencedores nas categorias de curtas-metragens, documentários e filme estrangeiro não estão disponíveis em Portugal, nas plataformas oficiais (streaming, videoclubes, cinemas, DVD).

Entre estes, encontram-se Sing (filme húngaro, Melhor Curta Metragem), The Salesman (Melhor Filme Estrangeiro, Irão), OJ: Made in America (Melhor Documentário, ESPN) e Piper (Melhor Curta animada).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].