NOS dá os parabéns ao Chapitô com muito… Chocolate! (vídeo)

O filme Chocolate, que conta a história do primeiro palhaço negro a actuar em França, é o mote da NOS para comemorar os 35 anos do projecto de circo fundado por Teresa Ricou, a EPAOE.

Com data de estreia marcada para 10 de Novembro em Portugal, Chocolate vai ter uma ante-estreia especial no dia 8, pelas 21 horas nos cinemas NOS do Amoreiras Shopping Center.

Antes, às 19, os alunos do Chapitô vão fazer uma exibição de artes circences na sala de cinema onde decorre a ante-estreia. Foi há 25 anos que Teresa Ricou abriu a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo neste espaço, que fica na Costa do Castelo, em Lisboa.

Contudo, as origens do Chapitô remontam a 1986, quando se muda em definitivo para as instalações actuais. O espaço abre, depois, as suas portas em 1987-88, e arranca com o Curso do FSE (Projecto Circo/Jovem – Curso de Expressão Circense), que formou os primeiros profissionais circenses.

O filme Chocolate, acaba por ser uma homenagem a estas origens da primeira escola de circo profissional em Portugal, ao contar a história de Rafael Padilla/Chocolate (Omar Sy), um escravo de origem cubana.

«Padilla foi vendido a um comerciante espanhol, fugiu para França no final do século XIX e tornou-se numa estrela do circo em Paris», conta a NOS. O filme conta com a realização de Roschdy Zem e com James Thierré, neto de Charlie Chaplin e bisneto de Eugene O’Neill, no papel de palhaço Footit.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].