Museu do Oriente dedica mês de Junho às crianças

O Museu do Oriente tem um programa inteiramente dedicado às crianças no mês de Junho. Durante os fins-de-semana, vão ser várias as actividades destinas a crianças dos 12 meses aos 12 anos.

A 11 de Junho, começa a primeira actividade, com o ateliê dramatizado ‘De estação em estação!’, para bebés dos 12 aos 24 meses. A ideia é promover o desenvolvimento da linguagem verbal e corporal os mais pequenos, utilizando estímulos sensoriais no ambiente do Museu. Neste mês, vão ser usadas como inspirações as estações do ano. Também a 11 de Junho, as crianças dos 6 as 12 anos vão conhecer a oficina ‘Carpas e Sardinhas’, que quer celebrar os Santos Populares com um toque mais oriental. As crianças vão poder pintar e desenhar sardinhas e carpas, ao mesmo tempo em que descobrem os significados e tradições de cada espécie.

A 12 ou 26 de Junho, é a vez do ateliê ‘Chapéus há muitos!’, para as crianças a partir dos 4 anos. Nas peças da exposição ‘Presença Portuguesa na Ásia’, encontraremos muitos chapéus, de diferentes épocas, com as mais variadas formas e materiais variados. Os chapéus de samurai, capitão de uma nau ou um imperador chinês também vão estar à prova, para saber quem é que consegue adivinhar.

Para os bebés até aos 12 meses, o Museu do Oriente apresenta a oficina ‘Leão Brincalhão’, que se realiza a 15 de Junho, com protagonista o leão chinês, colorido mas destemido guardião. Nesta sessão, pais, mães, avós e educadores exploram o museu através do olhar de quem começa a descobrir o mundo, através de sons, cores e formas. A actividade repete-se a 18 de Junho.

Por fim, a 19 de Junho, Domingo, há a oficina ‘Brincadeiras!’, em que as crianças entre os 2 e os 4 anos percorrem as salas do museu, através de sons, imagens e sensações.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.