Acampar com glamour nos melhores oito “glampings” do Mundo

Acampar não precisa de ser sinónimo de tenda, saco de cama e noites mal-dormidas. Hoje há locais em perfeita harmonia com a natureza onde as tendas comuns são trocadas por alojamentos cheios de conforto.

‘Glamping’ é um nome que surge depois da junção das palavras inglesas ‘glamorous’ e ‘camping’; o conceito reflecte-se numa nova vaga de empreendimentos que têm surgido um pouco por todo o mundo e também em Portugal.

Este modelo de turismo ecológico combina eco-estruturas, integradas no ambiente, com o conforto, luxos e serviços típicos de um hotel. O Trivago e o TRENDY mostram-lhe uma selecção com os 8 melhores glampings do mundo.


8. Conestoga Ranch (Estados Unidos da América)

Conestoga-Glamping
Com vista para as águas azul-turquesa do Bear Lake, este resort glamping tem vários tipos de acomodação disponíveis – algumas com casa de banho e chuveiro privados – em caravanas a fazer lembrar o tempo dos cowboys e do far-west.


7. Grove Lane Glamping Tented Camp (Irlanda)

Glamping-Lane
Com um pomar privado, ao redor das tendas, este local fica rodeado pela mais alta cordilheira irlandesa, a Macgillycuddy. A decoração cosy e o amanhecer com uma imponente vista para as montanhas são os principais destaques.


6. Knight’s Glamping (Reino Unido)

Glamping-Leeds
A apenas uma hora de carro de Londres, este é o local ideal para os amantes dos tempos medievais: fica dentro do Castelo de Leeds. Dentro das tendas espera-o uma cama confortável, com o pequeno-almoço a ser entregue à porta, todas as manhãs, numa cesta. E para que não fique totalmente afastado do mundo, há cobertura Wi-Fi gratuita.


5. Vedetta Lodges (Itália)

Vedetta-Glamping
Numa colina com vista para o mar, as Vedetta Lodges são um glamping de cinco estrelas, com sete suites de 50 metros quadrados, varanda suspensa, casa de banho privada e uma vista de cortar a respiração. Aproveite para explorar as longas praias e as pitorescas baías que estão por perto. E as camas gigantes também…


4. Harmony Glamping Tulum (México)

HarmonyGlamping Entre as praias de areia branca de Tulum e a sua exuberante selva, está este glamping com salero, numa fazenda mexicana. Cada tenda tem um estilo e decoração próprios, mas em todas elas poderá contar com uma cama queen size e lençóis de algodão. Aqui os móveis são reciclados e a água da chuva, recolhida no jardim, é reutilizada.


3. Canonici di San Marco (Itália)

Glamping-Canonici
Em Itália, nos arredores de Veneza, encontramos o Canonici di San Marco, um glamping com impacto ambiental zero. Entre os campos de milho, pomares e olivais, o Canonici é uma fusão de ecologia e design, com mobiliário confortável, luxuoso e requintado.


2. Natura Glamping (Portugal)

Natura Glamping
É do alto da serra da Gardunha (a 925 metros de altitude) que se situa o Natura Glamping, o único glamping português desta lista. Aqui pode contemplar a serra e a linha do horizonte a partir de domos com duche de hidromassagem, minibar, salamandra, ar-condicionado e uma janela panorâmica.


1. Sandat Glamping Tents (Bali, Indonésia)

Glamping-Sandat
Em Bali, um dos mais exclusivos destinos do mundo, não entram televisões ou telemóveis, uma vez que o Sandat Glamping opera numa filosofia verde. Rodeadas de campos de arroz e relva, as tendas, estilo safari, estão decoradas com os tons da natureza. O terraço proporciona uma vista única do ambiente em redor.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].