Noite da Literatura Europeia vai encher Lisboa de letras e livros

No dia 4 de Junho, em época de Festas de Lisboa, a Noite da Literatura Europeia volta a dinamizar várias sessões de leitura de obras de escritores europeus.

Com entrada livre, das 19 às 24 horas, na zona do Carmo/Trindade, esta iniciativa quer reunir os amantes das letras e todas as pessoas que queiram descobrir, através das palavras, «os escritores que marcam a contemporaneidade europeia», explica a organização.

Nesta 4.ª edição estão novamente representados dez autores de dez países europeus, cujos livros vão fazer parte de leituras com uma duração entre dez e quinze minutos.

As leituras, temáticas por país, repetem-se de meia em meia hora e vão acontecer nos seguintes locais: Terreiro Místico da Igreja do Santíssimo Sacramento (Alemanha), Vertigo Café (Áustria), Biblioteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Espanha), Sala de Extrações da Lotaria (Finlândia), O Purista – Barbière (França), Sala do Brasão do Museu de São Roque (Grécia), Academia de Amadores de Música (Itália), Cafetaria do Museu de São Roque (Portugal), O Mundo do Livro (República Checa) e Teatro da Trindade Inatel (Roménia).

A organização da Noite da Literatura Europeia está a cargo de entidades como as Embaixadas da Áustria, da Grécia e da República Checa e dos Institutos Cervantes, Francês, Goethe, Camões, Romeno e Ibero-americano da Finlândia.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].