A cera é um elemento vital para a saúde dos ouvidos. Mas será por isso que não a devemos mesmo limpar com uma cotonete?.
Por mais estranha que possa ser esta afirmação, a verdade essa mesmo. Por isso, como diz lembra Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos de Portugal, «limpar os ouvidos com cotonetes não deveria ser parte da rotina».
Em vez de limpar os ouvidos, o que as cotonetes fazem é «empurrar a cera para dentro» o que a leva a colar-se «junto ao tímpano».
Segundo a audiologista do GAES, o resultado leva a que a membrana timpânica deixe de vibrar correctamente, o que pode provocar uma perda da capacidade auditiva.
«A forma mais correta de limpar os ouvidos é lavá-los com água durante a higiene diária e secá-los, logo a seguir, com uma toalha», esclarece Alexandra Marinho.
A cera é, aliás, benéfica para os ouvidos numa série de formas. Por exemplo, protege os ouvidos contra a entrada de insectos, pós e pele morta, tem propriedades ácidas que impedem o crescimento de fungos e lubrifica o canal auditivo.
A regra é simples: «Nunca colocar dentro do ouvido nada que seja mais pequeno que o seu cotovelo», alerta Alexandra Marinho. O uso de cotonetes deve, assim, ficar reservado para a área externa dos ouvidos.