Álbum ‘1996’ de Ryuichi Sakamoto vai ser tocado ao vivo (com videoarte) de forma integral, na Aula Magna

Para tocar '1996', os músicos vão usar as «partituras originais, editadas numa rara edição supervisionada pelo próprio autor».

No ano em que comemora três décadas, o disco ‘1996’ do compositor japonês recebe honras de reprodução integral por uma “mini-orquestra” de piano, violino, violoncelo.

Um dos álbuns mais emblemáticos da década de noventa vai ser interpretado, de forma integral e ao vivo, na Aula Magna, em Lisboa, no próximo ano. O concerto ‘Sakamoto – 1996’ conta com a presença em palco de três músicos: pianista, violinista e violoncelista.

O espectáculo é, ainda, acompanhado de videoarte «concebida especificamente para cada obra» e alusiva ao imaginário sonoro criado por Ryuichi Sakamoto. Para tocar ‘1996’, os músicos vão usar as «partituras originais, editadas numa rara edição supervisionada pelo próprio autor».

No alinhamento de ‘Sakamoto – 1996’ estão, entre outros, os conhecidos temas que foram bandas sonoras de filmes homónimos: ‘Merry Christmas Mr. Lawrence’ (de 1983, com David Bowie), ‘The Last Emperor’ (que valeu o Óscar de ‘Melhor Banda Sonora Original’ ao compositor japonês) e ‘The Sheltering Sky’ (de Bernardo Bertolucci, 1990).

‘Sakamoto – 1996’ sobe ao palco da Aula Magna a 28 de Março de 2026, às 21:30. Os bilhetes custam entre 20 e 35 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].