No ano em que comemora três décadas, o disco ‘1996’ do compositor japonês recebe honras de reprodução integral por uma “mini-orquestra” de piano, violino, violoncelo.
Um dos álbuns mais emblemáticos da década de noventa vai ser interpretado, de forma integral e ao vivo, na Aula Magna, em Lisboa, no próximo ano. O concerto ‘Sakamoto – 1996’ conta com a presença em palco de três músicos: pianista, violinista e violoncelista.
O espectáculo é, ainda, acompanhado de videoarte «concebida especificamente para cada obra» e alusiva ao imaginário sonoro criado por Ryuichi Sakamoto. Para tocar ‘1996’, os músicos vão usar as «partituras originais, editadas numa rara edição supervisionada pelo próprio autor».
No alinhamento de ‘Sakamoto – 1996’ estão, entre outros, os conhecidos temas que foram bandas sonoras de filmes homónimos: ‘Merry Christmas Mr. Lawrence’ (de 1983, com David Bowie), ‘The Last Emperor’ (que valeu o Óscar de ‘Melhor Banda Sonora Original’ ao compositor japonês) e ‘The Sheltering Sky’ (de Bernardo Bertolucci, 1990).
‘Sakamoto – 1996’ sobe ao palco da Aula Magna a 28 de Março de 2026, às 21:30. Os bilhetes custam entre 20 e 35 euros.