Marcada para o princípio de Outubro, a Festa do Cinema Francês começa este ano um novo ciclo e inspira-se num movimento fundado por Godard, Truffaut e Chabrol.
Já se sabia que, em 2025, a Festa do Cinema Francês iria mudar de organização: a Jangada deixou de estar associada a este evento, que passou a ser da responsabilidade da Il Sorpasso. Agora, ficamos a saber qual será o tema desta edição, assim como a sua nova imagem. As datas também já tinham sido confirmadas: 2 a 12 de Outubro, no São Jorge, em Lisboa.
Para a estreia da Il Sorpasso à frente deste festival foi escolhido o tema Nouvelle Vague, um movimento francês do final da década de 1950 e início da de 1960 que transformou a linguagem cinematográfica tradicional e abriu caminho para o cinema actual.
Na altura, realizadores como Jean-Luc Godard, François Truffaut e Claude Chabrol começaram a rejeitar o estilo de realização tradicional, considerado demasiado teatral e preso a convenções de produção de estúdio. O resultado foram filmes como o ‘À Bout de Souffle’ ou ‘Le Beau Serge’.
‘Nouvelle Vague’ é precisamente o filme de abertura da Festa do Cinema Francês 2025, onde o realizador, Richard Linklater, conta a história da gravação de ‘À Bout de Souffle’ (Jean-Luc Godard 1959). Esta produção esteve nomeada para a Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, mas acabou por perder para ‘Un Simple Accident’.
A imagem da renovada Festa do Cinema Francês 2025 também se inspira neste movimento, com um cartaz que mostra «motivos visuais fortemente associados ao imaginário francês — como as riscas e as pintas». A Il Sorpasso diz que o design é «simultaneamente elegante e vibrante, reflectindo a abertura, a modernidade e o espírito popular do evento». Jean Seberg, a protagonista de ‘À Bout de Souffle’ é a cara desta imagem.
Para já ainda não há uma programação confirmada, mas a Il Sorpasso confirmou que esta edição vai acontecer pela primeira vez em simultâneo no Porto, no cinema Batalha, entre 3 e 10 de Outubro; e em Coimbra, de 8 a 11 de Outubro. Depois, a Festa do Cinema Francês segue para Almada (14 a 18 de Outubro) e Beja (as datas ainda não foram anunciadas).
Em 2025 está, ainda, certa uma novidade na programação: uma «secção competitiva dedicada a primeiras e segundas obras do mais recente e vibrante cinema francês, dando voz a novos criadores e abrindo o olhar sobre o futuro do cinema em França».