Originalmente lançada em 2011 na Austrália, e depois replicada em todo o mundo dois anos mais tarde, a ‘Share a Coke’ regressa com 54 milhões de latas personalizadas.
Já está em marcha a nova versão de uma das campanhas de marketing mais eficazes das últimas décadas: a ‘Share a Coke’ da Coca-Cola, em que a marca coloca no mercado latas e garrafas de plástico personalizadas com nomes próprios.
Desta vez, segundo Diogo Martins (director de marketing da marca, em Portugal), chegarão às lojas, cafés, bares e restaurantes cerca de 54 milhões de embalagens (latas de 33 cl e garrafas de 50) com 156 nomes de A a Z, incluindo palavras em português, como ‘Amor’ e ‘Amizade’. Recentemente, a Nutella teve uma experiência semelhante, com rótulos personalizados da mesma forma.
Uma das novidades em relação à campanha de 2013 é a possibilidade de personalizar uma lata com um nome ou uma expressão: para isso, a Coca-Cola vai ter quiosques em Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve. Esta iniciativa começa a 19 de Maio e vai estar activa durante quinze dias.
Neste caso, os nomes não serão gravados nas latas, como acontece com as que a marca disponibiliza nas lojas. Ao contrário disso, estes quiosques vão ter uma máquina que imprime autocolantes, que depois são colados nas latas.
Contudo, a qualidade do resultado é muito semelhante à da gravação, como tivemos oportunidade de ver na apresentação que a Coca-Cola fez desta campanha em Lisboa, para um grupo de jornalistas. Ao todo, e nestas quatro cidades, a marca terá «quarenta mil latas» para serem personalizadas, disse Diogo Martins (na foto, em cima).
Outra das novidades da Coca-Cola para 2025 é o patrocínio como main sponsor do NOS Alive (10, 11 e 12 de Julho), o que significa que haverá passatempos para ganhar bilhetes. Diogo Martins promete, para os vencedores, uma «experiência premium» durante o festival, sem entrar em detalhes.