Entre 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro, o IndieJúnior volta ao Porto para a sua 10.ª edição. No programa estão mais de cinquenta filmes.
Está confirmada a edição que vai comemorar uma década de vida para o IndieJúnior, na Invicta. Este festival de cinema dedicado aos mais novos promete «transformar a cidade num ponto de encontro do cinema dedicado à infância, à juventude e às famílias», diz a organização.
Para assinalar os dez anos, o festival criou uma programação que «aposta no encontro, na curiosidade e na partilha, com mais de cinquenta filmes, oficinas e actividades espalhadas por vários espaços do Porto».
Entre estes estão o Batalha – Centro de Cinema, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, o Coliseu do Porto, a Sala Estúdio Perpétuo, o Planetário do Porto e a Reitoria da Universidade do Porto.
Como é habitual, há uma sessão de aquecimento com entrada livre: este ano, será a 17 de Janeiro, às 16 horas, na Casa Comum. Aqui, vão passar «curtas-metragens recentes de animação europeia, pensadas como convite à imaginação, à viagem e à descoberta».
A abertura oficial (26 de Janeiro) está marcada para o Batalha – Centro de Cinema, com uma cerimónia e uma sessão especial entre as 17:45 e as 19:45. Contudo, as primeiras sessões, com as Curtas 1.º Ciclo, começam às 10 horas na Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Entre os destaques da programação para 2026, está o ciclo ‘Cinema de Colo’, que regressa ao Novo Ático do Coliseu do Porto, com uma proposta «sensorial dirigida a bebés e famílias». Já no Planetário do Porto, a sessão ‘Pudim Cósmico e Outras Viagens’ propõe uma «experiência imersiva pelo Universo, cruzando ciência, arte e comida».
A programação completa pode ser vista aqui.


















