‘Vaga Luz’ e ‘Fantasia Sem Abrigo’ são as peças que abrem o novo ano no teatro São Luiz

As duas peças ficam em cena até 18 de Janeiro; os bilhetes começam nos doze euros.

©AP | Fantasia Sem Abrigo
©AP

Com apenas 24 horas de intervalo, o São Luiz estreia os espectáculos que marcam a entrada em 2026: um faz parte de uma «trilogia cómico-musical» e o outro é um «dispositivo especulativo».

O novo ano vai ter direito a estreia dupla neste teatro de Lisboa: dia 9 de Janeiro (Sexta-feira), a sala Mário Viegas recebe a primeira sessão de ‘Vaga Luz’ e, um dia depois, será a vez de ‘Fantasia Sem Abrigo’, na sala Luís Miguel Cintra.

‘Vaga Luz’ é um «dispositivo especulativo que pretende procurar performativamente, possibilidades para uma prática teatral» na obra poética de Fiama Hasse Pais Brandão (foto em baixo). Com música de Jorge Peixinho, este espectáculo foi criado pelo grupo UmColetivo e fica até 18 de Janeiro no São Luiz, com bilhetes a doze euros.

©João Versos Roldão | Fiama
©João Versos Roldão

Já ‘Fantasia Sem Abrigo’ (90 minutos) é o primeiro capítulo de uma «trilogia cómico-musical» escrita por Tiago Mateus, protagonizada pelos actores Dinarte Branco, Marcello Urgeghe, Sofia Fialho, e os cantores líricos Susana Gaspar e Luís Beirão.

Esta peça conta a história de «dois amigos de rua» que «vivem uma vida ausente de compromisso» e «quebram a ideia de que uma sociedade deverá ser regida por leis». ‘Fantasia Sem Abrigo’ também fica em cena até 18 de Janeiro; os bilhetes podem ser comprados aqui, com preços a começar nos doze euros.