Este Polestar รฉ um SUV que nรฃo consegue esconder a sua verdadeira natureza. Atรฉ pode ter um formato mais alongado e um perfil baixo, mas estรก longe de ser o que a marca anuncia.
Qual รฉ coisa, qual รฉ ela que tem cinco metros de comprimento, mais de dois de largura e vive a pensar que รฉ um desportivo? Acertou: รฉ o Polestar 3, um SUV que a marca diz conduzir-se como um destes modelos โ mas nรฃo foi bem isso que sentimos ao volante.
E estรก tudo bem, atรฉ porque o Polestar 3 vale por tudo o que aparenta: tem presenรงa, forรงa e aquela conduรงรฃo refinada que se espera de um modelo sueco, mas a verdade รฉ que lhe falta um pouco da agilidade que a marca parece querer impingir-nos.
Como dissemos, sรฃo quase cinco metros de comprimento e mais de dois de largura (com os retrovisores abertos), o que faz dele um automรณvel mais ร vontade em auto-estrada que na cidade, onde se nota o volume (e o peso) em cada manobra. Ainda assim, com a direcรงรฃo definida para โLeveโ, isto sente-se um pouco menos.

A versรฃo que a marca nos cedeu para teste, a Long Range Single Motor, vem com 299 cavalos, tracรงรฃo traseira e a mesma bateria de 111 kWh usada nas variantes de dois motores. ร, portanto, uma daquelas compras para fazer com a razรฃo e nรฃo com o coraรงรฃo, que baterรก mais pela versรฃo com Pack Performance.
Este Polestar 3 foge aos 489 cavalos do modelo Dual Motor e aos 517 do Performance, apostando mais nos consumos e na autonomia. Ainda assim, e mais uma vez, nรฃo estรก em linha com o que a marca diz: sรฃo anunciados cerca de 700 km (WLTP), mas, na prรกtica, a nossa experiรชncia diz-nos que vamos ficar (muito) longe disso.
Depois de trรชs dias a fazer viagens entre Lisboa, Sintra e Ericeira, o contador marcava 48% de bateria e pouco mais de 200 quilรณmetros percorridos, com consumos mรฉdios a rondar os 18 kWh/100 km. A realidade nรฃo mente: com uma conduรงรฃo despreocupada e sem olhar muito para o velocรญmetro, este Polestar dificilmente chegaria aos consumos prometidos.

Onde o Polestar 3 cumpre รฉ no visual: como jรก referimos, รฉ imponente e tem uma silhueta de encher o olho. A cor Thunder, um azul-escuro elegante incluรญdo no preรงo, acentua as linhas vincadas e o perfil baixo โ apenas 1,6 metros de altura โ, mas serรก em branco que tudo isto serรก mais notado.
ร frente, no capot, salta uma espรฉcie de spoiler que lhe dรก um ar quase extraterrestre, um detalhe que o distingue e o torna imediatamente reconhecรญvel. As jantes de 21 polegadas reforรงam a sensaรงรฃo de solidez e o habitรกculo segue a mesma linha minimalista: espaรงo, conforto e design limpo.
Aqui, um dos destaques รฉ o ecrรฃ tรกctil vertical de 14,5 polegadas, que domina completamente o tablier e onde estรก praticamente tudo aquilo que controla o Polestar: climatizaรงรฃo, sistemas de seguranรงa, som (natural), controlo dos espelhos (estranho).

Percebemos logo que este modelo รฉ alรฉrgico a botรตes fรญsicos (tal como os outros modelos da gama que jรก testรกmos) mas podia ser um pouco mais natural no posicionamento dos que existem; o de desembaรงamento dos vidros fica noโฆ tejadilho. Esta รฉ mesmo uma das decisรตes mais estranhas que vimos num automรณvel este ano.
Esta ostracizaรงรฃo feita pela marca aos botรตes fรญsicos tem o condรฃo de limpar o habitรกculo, mas tambรฉm o de complicar tarefas simples como mudar de estaรงรฃo de rรกdio ou regular os espelhos. No volante, apenas os botรตes da direita funcionam, e o controlo do One Pedal Drive (com apenas dois nรญveis) obriga a usar um pequeno atalho na base do ecrรฃ. Nรฃo seria mais fรกcil fazer isto no volante?
Jรก o painel de instrumentos รฉ minimalista: temos apenas o essencial โ velocidade, autonomia e o mapa ao centro โ e a possibilidade de ver o trรขnsito em 3D com os outros veรญculos detectados pelas cรขmaras e radares. E a personalizaรงรฃo? ร quase nenhuma. O design รฉ limpo, sim, mas talvez um pouco demais.

Na prรกtica, o Polestar รฉ um carro confortรกvel e refinado, com muito espaรงo interior e bons materiais. Os estofos Bio-attributed WeaveTech em Charcoal fazem parte do equipamento de sรฉrie e hรก bastante arrumaรงรฃo: um compartimento inferior com duas portas USB-C, um compartimento bem fundo sob o apoio de braรงos e uma zona para copos e garrafas, encimada por uma bandeja Qi.
No fundo, o Polestar 3 รฉ um SUV feito para viajar e nรฃo para andar ร s voltinhas nas cidades portuguesas, onde hรก ruas que parecem ter sido apenas feitas para os FIAT 500. Em auto-estrada, onde รฉ peixe na รกgua, a posiรงรฃo elevada e a resposta do acelerador dรฃo confianรงa โ a velocidade mรกxima รฉ de 180 km/h, mais do que suficiente.
Mas, fora deste ambiente, o peso e as dimensรตes nรฃo ajudam: estacionar obriga a ter alguma paciรชncia e atenรงรฃo redobrada aos sensores e ao grรกfico do ecrรฃ, que vai dizendo a que distรขncia estรฃo os obstรกculos.

Em suma, o Polestar 3 (preรงo final de 79 662 euros) รฉ um modelo sรณlido, tecnolรณgico e oferece uma experiรชncia muito prรณxima daquilo que consideramos ser a โsmartphonizaรงรฃoโ dos automรณveis: tudo passa pelo ecrรฃ. Ainda assim, รฉ difรญcil nรฃo ficar impressionado com a sua presenรงa โ quando aparece no retrovisor, รฉ daqueles carros que fazem qualquer um mudar logo para a faixa da direita.


















