JBuds Pods ANC: experimentámos os auriculares da JLab que nos deram (quase) duas semanas de autonomia

Os JLab JBuds Pods ANC são um bom compromisso entre qualidade e preço, muito mais que agora podem ser comprados com um desconto de vinte euros na Worten.

©TRENDY Report | JLab JBuds
©TRENDY Report

Há buds de marcas mais… sonantes, que nos impressionam logo quando os pomos no ouvido. Depois, há os que nos vão convencendo no dia-a-dia: é o que acontece com estes JLab.

Por cerca de sessenta euros, os JBuds Pods ANC não prometem reinventar, propriamente, a experiência de audição, mas apresentam-se como uma solução prática, competente e bem pensada para quem quer cancelamento de ruído activo sem entrar em terrenos de preço mais ambiciosos como acontece com vários modelos da Sony, da Bose ou da Apple.

Comecemos pelo cenário mais comum: as deslocações. Seja no metro, no comboio ou numa rua barulhenta, o ANC atenua bem ruído constante. Não nos silencia o mundo, mas reduz de forma eficaz aquele fundo sonoro que cansa ao fim de alguns minutos. Para quem passa boa parte do dia com auriculares nos ouvidos, isto faz diferença. Quando os metemos em casa, aqui sim: entramos numa verdadeira bolha.

Neste contexto, o modo ‘Be Aware’ acaba por ser muito útil: ao atravessar a rua, entrar numa loja ou pedir um café, não é preciso retirar os auriculares para perceber o que se passa à volta. É uma funcionalidade simples e que, na nossa opinião, até podia ser activada de forma automática, talvez por IA. Mas isso será pedir muito a uns buds que custam menos de cem euros.

No som, esta proposta da JLab aposta num perfil equilibrado, com graves presentes q.b. e agudos controlados: aqui, em vez de exuberância, temos coerência. O facto de terem Spatial Audio, com boa profundidade, é igualmente um ponto a favor.

Para ficarmos ainda mais donos dos nossos buds, a aplicação da JLab permite ajustar o equalizador, o que ajuda a afinar o som consoante o gosto pessoal ou o tipo de conteúdo — música, podcasts ou chamadas. Não é nada que outras marcas não façam, embora, aqui, a interface pudesse ser mais intuitiva.

Mas onde estes auriculares realmente se destacam é na autonomia: durante quase duas semanas de uso moderado (cerca de três a quatro horas por dia) não tivemos de usar uma tomada. Entre os próprios auriculares e o boost que dá o estojo, é perfeitamente possível passar vários dias sem termos de usar uma tomada. Se usarmos o ANC, a autonomia, obviamente, baixa – pelas nossas contas a relação anda à volta de cinquenta para quarenta horas.

Os JLab JBuds Pods ANC são um bom compromisso entre qualidade e preço, muito mais que agora podem ser comprados com um desconto de vinte euros na Worten. Não tentam impressionar com promessas exageradas e preferem acompanhar o ritmo clássico do dia-a-dia (viagens, transportes, trabalho em ambientes mais ruidosos) com consistência.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].