‘Uma Brancura Luminosa’ junta Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo em palco, no Teatro Variedades

A banda sonora é assinada por Filho da Mãe e a direcção de actores é da responsabilidade de Rita Lello.

©Manuel Vitoriano | Brancura
©Manuel Vitoriano

Está confirmada a primeira estreia de 2026 no Teatro Variedades: vai ser uma peça adaptada do livro de Jon Fosse ‘Kvitleik’.

É uma peça que explora a «angústia existencial, a perda de rumo, numa paisagem de isolamento e tédio, numa narrativa minimalista e profunda sobre o significado, a fé e o nada». Em palco, no Variedades, vão estar Ricardo Pereira e Sandra Barata Belo e a estreia está marcada para 14 de Janeiro.

A adaptação e encenação foram feitas pela actriz, a partir da obra homónima de Jon Fosse (‘Kvitleik’, em norueguês, literalmente ‘brancura’), prémio Nobel da Literatura em 2023, o mesmo ano em que este livro foi editado. A versão que serviu de base foi a da Cavalo de Ferro, com tradução de Liliete Martins (13,63 euros).

A banda sonora é assinada por Filho da Mãe, com temas de «guitarra acústica e eléctrica» que «reforçam a dualidade deste universo ficcional e as ideias de solidão, medo, amor e espiritualidade». Já a direcção de actores é da responsabilidade de Rita Lello.

Os bilhetes já estão à venda e custam entre 14 e 22 euros; as sessões são sempre às 21 horas, excepto aos Domingos, que são em modo matinée, às 16 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].