Piu piu piu: o resort Praia do Sal tem um novo programa de relaxamento baseado na orniterapia

«Diversos estudos apontam que ouvir o canto das aves ou acompanhar o seu voo ajuda a reduzir o stress, melhorar o humor e estimular a concentração», lembra o hotel.

©TRENDY Report | Orniterapia
©TRENDY Report

A prática que se centra na «observação e na escuta das aves como forma de bem-estar e equilíbrio emocional» é o novo trunfo de Alcochete para o Inverno.

O resort Praia do Sal, em Alcochete, tem um novo desafio para quem quer abrandar e relaxar no estuário do Tejo, em contacto com a Natureza. A proposta é o pacote Natureza & Contemplação, válido até 31 de Março de 2026, com base nas vantagens da orniterapia.

A ideia passa por um conjunto de actividades de bem-estar ligadas à observação de aves, à gastronomia (almoço ou jantar no restaurante do resort, o Omaggio) e a tratamentos de spa (uma hora) para duas pessoas, com uma noite de alojamento incluída: o preço é de 270 euros.

©TRENDY Report | Orniterapia
©TRENDY Report

O TRENDY Report teve oportunidade de experimentar este programa numa sessão especial promovida pelo Praia do Sal, que contou com a presença do ornitólogo francês Philippe J. Dubois (na foto, em cima) e da filósofa Élise Rousseau, autores do livro Pequena Filosofia das Aves.

«As pessoas precisam de se voltar a ligar com a Natureza e esta pode ser uma forma de “curar” a Humanidade. É uma âncora da vida, um reencontrar de um vínculo forte com o bem-estar, e as aves são uma das melhores formas de conseguir isto», explicou Philippe J. Dubois.

Já Élise Rousseau lembrou que as aves «ajudam a que consigamos viver no presente e a não estar preocupados com o futuro», assim como a «trabalhar qualidades humanas como a discrição e a paciência».

©TRENDY Report | Orniterapia
©TRENDY Report

Em linha com esta corrente de pensamento, um dos momentos altos é a visita às Salinas do Samouco, onde é feita a observação de aves, algo que já tínhamos experimentado este ano, igualmente a convite do Praia do Sal.

Para esta actividade em concreto, é oferecido um kit com mochila, chapéu, garrafa, manual com as espécies observáveis, capa para a chuva, banco de campismo e binóculos (opcionais). Pode ainda haver um guia no local que ajuda na observação e identificação das aves.

Já no hotel, será possível tirar partido de uma massagem na zona do spa com uma esfoliação «suave e revitalizante inspirada nas margens do Tejo», acompanhada pelo chilrear das aves (uma gravação) que nidificam nas salinas. O programa fica completo com o menu temático ‘Sabores em Voo Sobre o Tejo’ que pode ser pedido ao almoço do dia de chegada ou de partida, assim como ao jantar – um dos pratos é o Peito de Pato Braseado com Gnocchi de Batata e Salteado de Espinafres (foto em baixo).

©TRENDY Report | Orniterapia
©TRENDY Report

«Diversos estudos apontam que ouvir o canto das aves ou acompanhar o seu voo ajuda a reduzir o stress, melhorar o humor e estimular a concentração. A orniterapia baseia-se numa experiência simples, acessível a todos, que transforma momentos de contemplação em benefícios concretos para a saúde», pode ler-se na descrição deste programa.

As reservas podem ser feitas no site do Praia do Sal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].