«Cada prato conta uma história»: o novo capítulo gastronómico do Almina abre-se a Cascais em Novembro

Com a maioria dos produtos a vir das quintas do grupo em Santiago do Cacém, o Almina segue uma «filosofia assente na frescura e na sustentabilidade».

©Almina
©Almina

A nova carta do Almina foi criada para reflectir a filosofia farm-to-table do restaurante e reforçar ligação entre terra, mar e fogo.

Está aberto desde Agosto, em Cascais e, agora, apresenta a sua primeira grande renovação na carta para ir ao encontro dos sabores do Outono. O Almina (o nome significa ‘porto’, em árabe) fala numa «verdadeira fusão de sabores» que se traduz numa «viagem gastronómica rica e deliciosa».

A filosofia do Almina passa por criar pratos que reflectem o «diálogo entre terra e mar, o espírito do porto e o fogo», explica Jesús Gomez, responsável do grupo espanhol Olala!, dono do restaurante. Este último elemento tornou-se, mesmo, a «alma da cozinha, tanto como método como símbolo de transformação e encontro».

Com a maioria dos produtos a vir das quintas do grupo em Santiago do Cacém, e os restantes a serem adquiridos em mercados locais, o Almina segue uma «filosofia assente na frescura e na sustentabilidade». Os novos pratos não fogem, claro, a este ADN.

©Almina
©Almina

Entre as sugestões, destacam-se os Raviolis de Ricotta (com manteiga noisette, abóbora assada e parmesão), os Cigarrinhos de Peixe (com vinho da Madeira, molho s’hug e limão), o Kubbeh de Beterraba (com cordeiro e molho aveludado) e a Picanha Shawarma, (com pão laffa, cebolas sumagre, tahini e iogurte).

Nas sobremesas, as novidades são a Tarte de Tahini com Butterscotch e o Chocolate & Cardamomo. Na carta mantêm-se as Mezzes com nomes de portos do Mediterrâneo e do Atlântico: Alexandria (Egipto), Tânger (Marrocos), Galata (Turquia) e Cádis (Espanha).

O Almina fica em Cascais, na Travessa da Ressurreição, perto da Praia da Rainha; para reservas pode usar o telefone 911 719 250 ou o site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].