Desiger italiano Steffano Seletti assina a nova edição especial da Iluma i Prime

'O design é para todos, mas nunca deve ser aborrecido': este é o lema não-oficial da Seletti, algo que transparece neste modelo.

©TRENDY Report | Seletti
©TRENDY Report

A IQOS tem uma nova máquina com um design dourado e preto, com um padrão op-art geométrico baseado em zigue-zagues, uma das imagens de marca de Stefano Seletti.

‘O design é para todos, mas nunca deve ser aborrecido’: este é o lema não-oficial da Seletti e parece ser um bom ponto de partida para percebermos como é que o designer italiano criou uma máquina para a IQOS, apresentada no último fim-de-semana em Milão.

O director criativo da marca com o mesmo nome (fundada pelo pai, Romano, em 1964) é conhecido por misturar arte, design e cultura pop em peças de mobiliário, iluminação e decoração que desafiam convenções e brincam com o quotidiano.

©IQOS | Stefano Seletti
©IQOS

É normal ver, nas peças de Stefano Seletti (foto em cima), um tom irreverente e uma estética muito reconhecível, algo que acaba por acontecer neste modelo de edição limitada da Iluma i Prime. A surpresa começa logo pela caixa: inspirada numa lata de conservas, dá-nos o primeiro sinal da ironia humorística do criador.

Muitas vezes associada a um produto de gama baixa e preço acessível, a lata de conserva surge em tons de dourado e preto com um visual geométrico, em zigue-zague, feito de blocos dourados sobre fundo preto. É uma forma de “embrulhar” um produto que se quer de luxo num packaging associado a outra faixa de mercado.

É impossível dissociarmos a abordagem de Seletti do movimento op-art, com uma estética que cria a ilusão de movimento; a ligação à art déco também não será de excluir. A repetição geométrica e o uso do dourado com um contraste forte lembra uma fusão entre luxo contemporâneo e estética retro-futurista, muito no espírito da Seletti, que costuma “brincar” com o kitsch e o design artístico.

©TRENDY Report | Seletti
©TRENDY Report

A máquina em si tem uma capa que repete este design, é em preto e vem com uma caneta totalmente dourada; o logo de Seletti numa das laterais também está em evidência. Em termos de características técnicas, a Iluma i Prime mantém-se inalterada: ecrã táctil, modo de pausa, adaptação aos hábitos do utilizador com a tecnologia FlexPuff e carregamento via USB-C (cabo incluído na caixa).

Para já, esta máquina não está disponível em Portugal, mas deve chegar «em breve», segundo a marca. Em Itália, um dos mercados onde já pode ser comprada, o preço é de 99 euros. A Iluma i também recebe o “tratamento” Seletti: custa por 79 euros. A IQOS também vende acessório, como a capa para o modelo de topo, por 20 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].