Chefs Week 2025 junta chefs com Estrelas Michelin a vinhos portugueses em banquetes e menus exclusivos

O primeiro jantar é no ÀCosta, de Olivier; depois seguem-se três eventos de gala no Palácio da Ajuda.

©Chefs Week
©Chefs Week

Lisboa prepara-se para mais uma semana dedicada à gastronomia, este ano com uma novidade: o evento Essência do Vinho passa a fazer parte do Chefs Week.

É já na próxima segunda-feira, dia 27 de Outubro, que arranca mais uma temporada do Chefs Week, que este ano vai até 2 de Novembro e se junta à 26.ª edição do Essência do Vinho, no Centro de Congressos de Lisboa. O primeiro jantar é no ÀCosta, de Olivier.

Depois, esta rota gastronómica passa por mais seis restaurantes de Lisboa, até 2 de Novembro: Nunes Real Marisqueira, Plano, Áurea, Soi, Ryoshi e 100 Maneiras Bistrô. O preço dos menus é de 65 euros, e as reservas são feitas de forma directa com cada restaurante.

Além destes jantares, há três banquetes no Palácio Nacional da Ajuda, sempre com a presença de chefs com Estrelas Michelin: serão nos dias 28, 29 e 30 de Outubro. O primeiro tem como protagonista o Rio de Janeiro, pelo que é de esperar um menu com ingredientes brasileiros.

O segundo será liderado pelos chefs Vítor Matos (Antiqvvum) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz), com foco «nos produtos de mar e de terra, com um menu inspirado nas memórias e origens do Norte». Finalmente, o derradeiro banquete será em torno do bacalhau da Noruega.

A curadoria vínica de todos os jantares no Palácio Nacional da Ajuda está a cargo do sommelier Manuel Moreira. Cada um destes três banquetes custa 120 euros (o de dia 27 já está esgotado), e as reservas são feitas aqui; neste caso, o dress code é formal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].