Do marisco e das ostras para a gastronomia italiana: o novo conceito do chef é um «convite para viver cada refeição como se fosse entre família».
O Real Pérola, o restaurante que Olivier tinha na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa, já estava fechado há algum tempo (no site, ainda se diz que está ‘encerrado temporariamente’) e, agora, ganha uma nova vida. Ou, melhor, ‘una nuova vita’: passa a ser a casa da Osteria La Famiglia.
Descrito como um restaurante «inspirado na essência da mesa italiana e no espírito de partilha que define a verdadeira famiglia», assume o conceito de osteria. Em Itália, este tipo de espaço é, geralmente, mais simples e informal que um ristorante ou uma trattoria.
Originalmente, as osterias eram locais onde se servia, sobretudo, vinho a copo e alguns pratos caseiros para acompanhar — muitas vezes cozinhados com produtos locais e sazonais.
O La Famiglia parece alinhar-se com esta matriz: «Uma experiência calorosa, simples e autêntica, onde os pratos se juntam no centro da mesa para serem divididos, recriando os momentos mais genuínos da cultura italiana: comer em comunidade, rir, conversar e celebrar».
No menu estão pratos como as Croqueta alla Carbonara, Carpaccios de Salmão ou Novilho e a Polenta Crocanti, isto nas entradas. Como pratos principais, Olivier sugere Spaguetoni alla Carbonara, Mafaldine a la Bolonhese e Trecce al Pesto Verde e Linguine Gamberini.
O Risotto al Limone e Gamba Rosa, o Saltimbocca e o Panadinho são outras das opções. Para sobremesa, há Tiramisù, Tarta al Limone Merengada e os Soft Gelato La Famiglia. Para beber, os destaques vínicos são os clássicos italianos «Lambrusco, Chianti da Toscana e Prosecco de Valdobbiadene».
Este novo restaurante de Olivier da Costa está aberto de Terça-Feira a Sábado das 12:30 às 15 e das 19 à meia-noite. Aos Domingos, abre apenas para almoços, das 12:30 às 15 horas; as reservas podem ser feitas pelo 927 036 160.