«Acredito neste prémio porque acredito no futuro do teatro em Portugal», disse o vencedor deste ano. O actor e encenador Marco Mendonça sucede a Tita Maravilha.
Depois de Mário Coelho, em 2021, mais nenhum actor tinha ganho este prémio de teatro que tem como objectivo «distinguir e promover talentos emergentes no panorama teatral». Em 2025, o D. Maria II atribuiu esta distinção a Marco Mendonça (foto em baixo).
O actor e encenador começou o seu percurso profissional em 2014, com a companhia de teatro Os Possessos. Entretanto, somou presenças em séries e telenovelas nacionais (como ‘Os Eleitos’, na SIC Opto); em 2023, Marco Mendonça apresentou a sua primeira criação a solo, ‘Blackface’ e, em Junho deste ano, criou o espectáculo ‘Reparations Baby!‘.
«O maior privilégio, antes de qualquer elogio, é poder trabalhar na área que escolhi. Acredito num teatro nacional que represente o país na totalidade dos seus lugares, culturas e paradoxos. Acredito neste prémio porque acredito no futuro do teatro em Portugal», disse Marco Mendonça.
Ao longo dos últimos cinco anos, o Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II já distinguiu nomes como Sara Barros Leitão, Cárin Geada e Tita Maravilha.